Equipamentos do PAC serão entregues a 100 municípios da região

Caminhões e motoniveladoras serão doados pelo governo federal a municípios com menos de 50 mil habitantes por meio do Programa de Aceleração do Crescimento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As motoniveladoras e caminhões que serão entregues a 100 municípios da região já começaram a chegar a Passo Fundo. Os equipamentos serão doados a municípios com menos de 50 mil habitantes por meio da Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) do governo federal. A solenidade de entrega está prevista para acontecer na sexta-feira, 06, às 11h. É esperada a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas e do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) Ivar Pavan.

Conforme o coordenador do Orçamento da Participação Popular da Macro Região Norte do Estado Rene Cecconello os equipamentos serão doados pelo governo federal às prefeituras sem nenhum custo. A única contrapartida exigida é que as administrações municipais designassem uma pessoa para participar do treinamento de uma semana com a empresa fornecedora para aprenderem a comandar os equipamentos. As doações priorizam ainda os municípios com a economia baseada, principalmente, na agricultura. “Esses equipamentos serão patrimônio das prefeituras e servirão para trabalhar essencialmente na melhoria de estradas e acessos a propriedades”, esclarece Cecconello. As máquinas são doadas pelo governo federal de maneira definitiva.

O objetivo da ação é ajudar o desenvolvimento e a agricultura familiar de municípios que não têm condições de adquirir o maquinário necessário. Para tanto, foram comprados pelo governo federal, via licitação, 18.073 máquinas entre retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões pipa, caminhões caçamba e pás-carregadeiras.

As máquinas ajudam na abertura de novas estradas e conservação das existentes. Com isso, os agricultores familiares têm mais condições de escoar a produção para as cidades. As estradas abertas e conservadas pelo maquinário recebido também possibilitam o tráfego de ônibus escolares e ambulâncias.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe