Granizo causa estragos na região

Queda de raios provocou falta de energia elétrica em algumas localidades do Estado e piques de luz em alguns bairros de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Apesar de ter acumulado apenas 13,5 milímetros em Passo Fundo, a chuva foi a responsável por estragos na região, onde foi registrado granizo. Dentre os municípios atingidos estão Santo Antônio do Planalto, Cruz Alta e São Domingos do Sul. Neste último, o levantamento dos estragos seguiu durante toda a tarde de ontem (5). Segundo o secretário de administração de São Domingos do Sul, Dagoberto Bittencourt, a chuva que afetou o município ocorreu de madrugada e durou apenas cinco minutos.

“Sabemos de algumas plantações de uva, parreiras, e frutas, onde não tanto o granizo, mas a chuva forte deu enxurrada e causou bastante valetas, lavou as lavouras praticamente”, comenta Bittencourt. De acordo com ele, o município deve finalizar todo o levantamento para verificar a possibilidade de pedir auxílio para a Defesa Civil, mas até o final da tarde de ontem a própria prefeitura conseguiu dar conta de distribuir lonas para as casas que foram atingidas tanto na cidade quanto no interior.

Em Cruz Alta, os maiores estragos foram causados pelos fortes ventos, que chegaram a 95 km/h. Conforme divulgado no site da prefeitura daquele município, mais de 20 casas foram destelhadas, árvores arrancadas e a iluminação pública foi danificada. A Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Puppo, foi a mais atingida, ficando parcialmente destelhada.

Em Santo Antônio do Planalto a chuva causou queda de árvores nas estradas, que precisaram ser removidas pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, uma escola foi bastante afetada. Também foi registrado granizo em Marau e Casca, mas não houve muitos danos. Em Passo Fundo os maiores problemas ocorreram em virtude da queda de raios, que causou piques de luz em alguns bairros, fazendo com que alguns moradores ficassem sem telefone, internet e transmissão de TV. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, os relâmpagos registrados na manhã de ontem eram muito fortes, sendo responsáveis pela interrupção de sinal de operadoras.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe