O município de São João da Urtiga lançou neste domingo (12) a 1ª Romaria do Batismo. O evento religioso será realizado nos dias 10 e 11 de janeiro de 2015 na comunidade de São João Baixo, interior do município, onde está localizada a Igreja São João Batista. O santuário que tem valor histórico- é remanescente do início do século XIX – será reinaugurado no próximo ano pós receber obras de restauro:
“A igreja de São João Batisto é a única edificação que resta da antiga civilização urtiguense. Tudo que estava na comunidade onde iniciou colonização do município, como hospital, escolas, residências e até o mesmo o cemitério, desapareceram. Ao assumirmos o governo no ano de 2009, decretamos o templo como patrimônio histórico do município, buscamos recursos da União e agora preparamos entrega da obras à comunidade”, destaca o prefeito Paparico.
O lançamento da romaria foi aprovado pela comunidade e autoridades, durante a missa deste domingo.Além do prefeito Paparico, estavam presentes o bispo diocesano de Vacaria, Irineu Gazen, a juíza da Comarca de Sananduva, Daniela Conceição Zorzi e os padres João Zanela, René Zanandréa e Nilson Mezzomo.
A Romaria do batismo, conforme o prefeito Paparico Bacchi, será um marco do turismo religioso na região Nordeste e no Rio Grande. Paparico acredita na presença de milhares de que fiéis e religiosos de todo o Brasil. O prefeito antecipa que em 2014 serão realizadas obras de asfaltamento na estrada que liga a sede do município até o santuário. O local também será dotado de completa infrestrutura e loja de conveniência pra receber turistas em todas as épocas de ano. No sábado (11) foi realizada uma missa especial no santuário para recolocação da imagens que haviam sido retiradas para o trabalho de restauro da igreja.