PIM é reativado em Marau

Resultados positivos aparecem em menos de seis meses e mães comemoram avanços no desenvolvimento dos filhos

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito Josué Longo determinou a reativação do PIM – Programa Primeira Infância Melhor, que objetiva orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade. Nos primeiros meses de retomada, o PIM já soma resultados positivos. As atividades são desenvolvidas em parceria com a FABE – Faculdade de Administração da Associação Braziliense de Educação, unidade de Marau.

Para a maioria destas famílias, a visita rotineira acabou se tornando um vínculo de amizade, afeto e principalmente de mudanças positivas. O PIM abrange cerca de 70 famílias marauenses, que recebem visitas semanais. Sinara Simões, 38 anos, é uma das visitadas.

Mãe da pequena Luisa Vitória Dalisotto, 5 meses, ela conta que esta é a primeira vez que recebe em casa, orientações sobre o desenvolvimento motor e cognitivo de sua filha. “Para mim está sendo muito boa essa experiência. Tempos atrás não tive a oportunidade com meus outros dois filhos mais velhos e agora vejo a Luisa se desenvolvendo, mais ativa e saudável e me sinto muito bem. Eu só tenho a agradecer a este projeto maravilhoso que está sendo feito com tanta dedicação”, contou a mãe.
Neusa Oliveira, visitadora, vai à casa de Sinara semanalmente. Ela conta que o trabalho é uma realização pessoal. “Estou me sentindo realizada, porque vejo o trabalho dando certo. As crianças estão conseguindo se desenvolver de forma plena e constante com a ajuda do Programa. As atividades estão sendo realizadas com sucesso e isso é uma alegria enorme para nós visitadoras”.

A monitora do PIM, Aline Tonial, conta que é uma satisfação atuar com as famílias marauenses. “O retorno está sendo muito positivo no dia a dia. É uma gratificação, porque o programa está funcionando, as famílias estão aderindo e as crianças estão desenvolvendo, além do fortalecimento do vínculo mãe-bebê, as funções motora e cognitiva. Estamos construindo uma ótima relação com as famílias, Vemos os pais contentes, crianças se desenvolvendo e a nossa alegria é poder ajudar cada vez mais”.
Com as visitas, a equipe do Programa conhece de perto a realidade das famílias marauenses e o trabalho acaba abrangendo outras áreas, numa verdadeira ação social em rede com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. São oferecidas orientações e até alguns encaminhamentos para vagas na educação infantil, orientações sobre programas sociais e atendimentos na área da saúde também são informados aos cidadãos através do PIM.

E o Programa tem um roteiro de acompanhamento e resultados obtidos com as visitas. A cada três meses são realizadas avaliações do desenvolvimento da criança atendida, de acordo com a expectativa para sua faixa etária. Caso o resultado seja positivo, as visitadoras seguem o trabalho normal e caso contrário, elas retomam algumas questões que precisam ser revistas junto às famílias. “Não fizemos as visitas por fazer, temos controle do que está sendo realizado e planejamos as atividades em cada caso individual. Temos a responsabilidade de oferecer a estas famílias resultados e comprovar que o PIM realmente funciona e pode ser um programa modelo em Marau”, completou Aline.

O prefeito Josué Longo, conta que é uma satisfação ver o programa funcionando plenamente e lembra que desde quando assumiu a administração municipal apostou no PIM. “Quando assumimos a administração buscamos ter um conhecimento maior do Programa, principalmente para dar apoio às famílias com crianças de forma permanente, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento das crianças. Era um programa muitas vezes desacreditado e que nós assumimos esta responsabilidade ao lado do vice-prefeito, Dr. Bordin para que pudéssemos, dentro da metodologia da administração, que é “Cuidar das pessoas é nossa maior obra” - poder implementar, ampliar, aperfeiçoar e fazer com que tenhamos resultados em cima deste programa, que para nós é prioridade. Cuidar das crianças, das famílias que tem crianças e futuras mamães para que possamos efetivamente dar maior qualidade de vida às famílias carentes do nosso município”, disse o prefeito.

Gostou? Compartilhe