Uma parceria entre a Cotrijal e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Senar/RS) vai trazer para a Expodireto deste ano um trabalho de esclarecimento sobre o novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
No piso superior da Casa do Meio Ambiente, nos cinco dias da feira, acontecerão várias palestras informativas sobre o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural, algumas direcionadas especificamente para produtores da Cotrijal. E no piso inferior, os visitantes terão acesso a mais informações sobre o assunto, através de banners e outros materiais. Também poderão conferir uma maquete sobre a conservação das águas, demonstrando os benefícios dos açudes para o meio ambiente. A programação inclui ainda o tradicional teatro, com quatro sessões diárias: pela manhã, às 10 e às 11 horas; e à tarde, às 14 e às 15 horas.
Segundo o engenheiro agrônomo Danilo Luiz Benedetti, instrutor do Senar, presidente do Sindicato Rural de Espumoso e diretor da Farsul, a ideia é detalhar algumas regras do novo Código e também explicar como vai funcionar o CAR. “A nova legislação tem muitos detalhes que são importantes e que o produtor precisa saber”, avalia.
A coordenadora de Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, informa que apesar de ainda não haver um prazo para os produtores iniciarem o cadastro – falta a regulamentação do governo federal – é importante o produtor manter-se informando sobre a nova legislação e como funcionará o cadastro. “Esse assunto merece atenção dos produtores daqui pra frente porque apesar de não ter sido definida a data de início do preenchimento do CAR, esse momento irá acontecer, conforme prevê a legislação”, ressalta.
Para Benedetti, a parceria com a Cotrijal é de suma importância na divulgação do novo Código Florestal e também do CAR. “A feira oferece uma estrutura fantástica para se fazer esse trabalho e para um público muito grande”, comenta.
Espaço da Natureza terá informações sobre o CAR
· 1 min de leitura