Grupo Kuhn compra três fábricas da Montana do Paraná

Após um ano de negociações, multinacional francesa assinou acordo para aquisição da Montana. Objetivo do negócio é ampliar o portfólio de produtos e aumentar sua atuação na América Latina

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O grupo Kuhn, da multinacional francesa, confirmou sexta segunda-feira (10) a compra da Unidade Montana Indústria de Máquinas S.A., com sede em São José dos Pinhais, no Paraná. A Kuhn é líder mundial em misturadores de ração para alimentação animal. Em Passo Fundo, a unidade produz máquinas de pulverização, semeaduras e plantadoras para o Plantio Direto. A Montana, que atualmente opera em duas unidades produtoras no Brasil (São José dos Pinhais/PR e Montana Fraiburgo/SC) e uma na Argentina (Casilda/Santa Fé), é uma das líderes no setor de fabricação de equipamentos agrícolas, especializada em pulverizadores portados, rebocados e autopropelidos, além de pulverizadores de turbina e espalhadores de fertilizante autopropelidos. Em 2013, o faturamento da empresa chegou aos R$ 225 milhões. 

Este é o segundo investimento do grupo francês no Brasil. O primeiro aconteceu em 2005, quando adquiriu Metasa, de Passo Fundo, que passou a se chamar Kuhn Metasa. “Nós já desfrutamos de uma forte posição no setor de plantio, semeadoras e plantadoras, através da unidade da Kuhn em Passo Fundo e a Montana complementa perfeitamente as atividades da Kuhn”, disse o diretor presidente do Grupo Kuhn, Michel Sieber. Ele também ressaltou que com a gama de produtos da Montana, a base de clientes, a rede de revendedores e a cobertura geográfica, que são complementares a Kuhn, é esperado que a aquisição seja benéfica para o crescimento e viabilidade a longo prazo de ambas as empresas. “A Kuhn e a Montana partilham de valores similares e a mesma visão das oportunidades futuras do mercado”, afirmou.

O fechamento da transação está previsto para ocorrer no segundo trimestre deste ano. O valor da negociação não foi revelado. A Montana irá continuar operando com atuais gestores e cerca de 600 funcionários após a transação. Sua rede de revendedores esta presente em todo o Brasil. Para o diretor, esta aquisição representa um passo importante na estratégia de crescimento em longo prazo da Kuhn no Brasil e nos outros mercados da América do Sul. “Isso também confere a Kuhn acesso a Argentina com uma plataforma de fabricação local e reforça significativamente a posição do Grupo Kuhn no estratégico mercado da América do Sul”, complementou. O diretor presidente da Montana, Gilberto J. Zancopé, deve ser nomeado conselheiro especial do Grupo Kuhn no Brasil e acionista da Bucher Industries AG, matriz do Grupo KUHN listada na bolsa de valores suíça. “Estou ansioso para ver a continuação de um forte desenvolvimento do nosso negócio dentro da família Kuhn, no Brasil e além”, disse Zancopé.
Reforço no portfólio

O diretor presidente da Kuhn também ressaltou que a aquisição vai ampliar o portfólio de produtos da multinacional e Isso nos dá acesso à Argentina com uma plataforma de fabricação local e reforça significativamente a posição do Grupo Kuhn na área estratégica da América do Sul como um todo.  “O portfólio de produtos autopropelidos da Montana fortalece ainda mais a posição da Kuhn, especialmente no importante setor de agricultura de grande escala comercial no Brasil. Traz também conhecimento e experiência adicionais que fortalecerão ainda mais o Grupo KUHN no setor de pulverizadores”, finalizou.

Kuhn
Com suas operações industriais na Europa, Estados Unidos, Brasil e Argentina, o grupo somou mais de 1 bilhão de euros de faturamento no ano passado. Atualmente a multinacional emprega 4,7 mil pessoas em suas 9 unidades e é representado em todo o mundo através de ampla rede de revendedores independentes amparados por suas unidades subsidiárias de distribuição e marketing internacionais e distribuidores independentes. 

Gostou? Compartilhe