Com lista de compras

Comitivas estrangeiras de quase 80 países vieram conhecer tecnologias e outros produtos agropecuários produzidos no Brasil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cada vez mais internacional. A 15ª edição da Expodireto Cotrijal, que encerrou nesta sexta-feira (14) em Não-Me-Toque (RS), com recorde de participação nas rodadas de negócios internacionais. No total, 77 comitivas estrangeiras e mais de 150 convidados internacionais vieram em busca de soluções tecnológicas e outros produtos agropecuários produzidos no Brasil. Muitos deles, com lista de compras nas mãos. “Eles querem comprar grãos, máquinas, peças, tratores, implementos, carne de frango e até ovos”, destaca Leonardo Einsfeldd, que coordena as rodadas de negócios no Pavilhão Internacional.

As rodadas de negócios foram ampliadas nesta edição e estão acontecendo deste o primeiro dia da feira. Nos anos anteriores, ocorriam em dois dias. Com apoio do Sebrae e associações de produtores de diversos segmentos da agropecuária, pequenos e grandes produtores rurais, cooperativas agrícolas, empresas importadoras encontram um espaço propício para fechar negócios antes inimagináveis, como por exemplo vender milho para uma empresa mista (50% do governo, 50% privada) da Argélia. Bastante criterioso, Mustapha Zamoum, diretor presidente da Onab Trade, não chegou a fechar negócio durante a feira, mas disse que tem grande interesse em estreitar relações com o Brasil. A intenção dele é comprar quatro navios de soja e milho, totalizando cerca de 300 toneladas de grãos entre 2014 e 2015. “Eles não querem mais trabalhar com intermediários, querem conhecer pessoalmente com quem estão importando. Eles tem dinheiro, tem vontade de comprar, agora é fechar o acordo”, disse um dos técnicos da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Andres Benito Tauil.

Omar Iraqi, diretor de compras da Koutobia Holding, que é a maior indústria de carnes do Marrocos, que veio em busca de frango, iniciou a negociação na feira e chegou a visitar um frigorífico Agrodanieli de Tapejara. A intenção é fechar uma parceria para importar, processar e distribuir alguns produtos de frango da cooperativa. Também participaram da comitiva, outros empresários de Omã e Marrocos.

Gostou? Compartilhe