7ª CRE passa a ter três escolas em turno integral

A comunidade do bairro Bom Jesus será uma das beneficiadas

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Escola Wolmar Salton (Ciep) é a primeira escola de Passo Fundo da rede estadual  a oferecer turno integralEscola Wolmar Salton (Ciep) é a primeira escola de Passo Fundo da rede estadual  a oferecer turno integral
Escola Wolmar Salton (Ciep) é a primeira escola de Passo Fundo da rede estadual a oferecer turno integral
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As escolas de ensino fundamental, Wolmar Antônio Salton (Ciep), do bairro Bom Jesus, em Passo Fundo, e Engenheiro Luiz Englert, de Sertão, devem passar, ainda no primeiro semestre de 2014, a oferecer turno integral para seus alunos. O anúncio feito pelo governador Tarso Genro, na manhã de sexta-feira, incluiu outras 21 escolas do Rio Grande do Sul. Com a mudança, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação passará a ter três escolas nessa modalidade. A terceira é a 29 de outubro, na cidade de Pontão, que já atende em turno integral desde o ano passado.

A proposta pedagógica em construção prevê para as escolas de tempo integral matriz curricular que incorpora a reestruturação curricular que vem sendo feita na Educação Básica da rede estadual pela Secretaria Estadual de Educação, com a perspectiva da educação integral, como é o caso do trabalho por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). A carga horária será de oito horas diárias. A base curricular prevê formação geral (áreas do conhecimento) e atividades curriculares integradoras obrigatórias e optativas.

“As escolas de turno integral trabalham com todos os componentes curriculares integrados. É uma proposta nova que resgata a educação de qualidade. Estamos iniciando este processo. Até 2020 teremos 50% das nossas escolas funcionando neste sistema” avalia a coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silvestrin.
Pelo novo sistema, as disciplinas obrigatórias incluem iniciação aos estudos da pesquisa, leitura e produção textual, experiências matemáticas, educação em direitos humanos, atividades artísticas e culturais, atividades esportivas e motoras e estudos monitorados. As optativas são agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas.

“Este é um momento de celebração. Os avanços obtidos são extraordinários. Criamos as condições, fizemos investimentos, mas reconheço nos alunos, professores e servidores os sujeitos da recuperação e dos resultados alcançados”, declarou o governador Tarso Genro.

O cronograma para implantação do tempo integral inclui formação para representantes das equipes diretivas das 23 escolas, na primeira semana de abril, mês em que deverá ser efetivada a contratação e destinação dos recursos humanos necessários.

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