Ernestina comemora 26 anos de emancipação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Apresentações artísticas, inaugurações de obras e assinatura para o início de outras marcaram o evento comemorativo ao 26º aniversário de Ernestina nesta sexta-feira (11). Centenas de pessoas se reuniram na Praça Municipal Norberto Otto Gayger para prestigiar o evento, que também contou com a participação de lideranças políticas regionais. No discurso de todos, o agradecimento aos antecessores que engajaram-se para que o Distrito Dona Ernestina, de Passo Fundo, fosse emancipado politicamente e se transformasse no município de Ernestina.

A abertura da Semana do Município ocorreu no último domingo (06), com o Baile da Melhor Idade do Grupo Despertar, no Ginásio Municipal Sérgio Dias Manivela. Durante a semana, atividades cívicas em frente à Prefeitura homenagearam o município. Nesta sexta-feira (11), o principal evento que marca o Dia do Município teve apresentações artísticas de canto e dança do Coral Municipal e de estudantes de escolas do município. Durante a solenidade, foi inaugurada a academia ao ar livre, um palco, um ambiente interno com sala de convivência, banheiros, escritórios e almoxarifado, conjunto de obras de infraestrutura executadas na Praça Municipal. A caixa d’água localizada no mesmo espaço também recebeu melhorias. Também foram entregues as três ensiladeiras que passam a integrar a Patrulha Agrícola. Durante a manhã, a ernestinense Sidonia Heberle foi homenageada pelo incentivo a educação ernestinense, visto que doou mais de 1.400 livros ao acervo da Biblioteca Municipal e a escolas de Ernestina. As artesãs da Casa do Artesão “Mãos Que Criam” expuseram seus trabalhos para os presentes e mudas frutíferas foram distribuídas pela Secretaria de Agricultura.

O prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, agradeceu aos presentes no evento e aos que tornaram Ernestina uma cidade. Ele também ressaltou as recentes conquistas do município, como os equipamentos para a Patrulha Agrícola, a inauguração da academia ao ar livre e do conjunto de infraestrutura da Praça, as melhorias nas vias rurais e urbanas, como a pavimentação de ruas do Distrito Industrial, a conquista da nova UBS – Unidade Básica de Saúde – e da nova escola municipal, dos projetos realizados pelo CRAS/CIAACA, entre outros projetos. Pela tarde, integrantes de grupos da Melhor Idade participaram de palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A Mateada Ecumênica com apresentação de bandas, que estava programada para às 16h00min, foi adiada devido às más condições do tempo.

 

Gostou? Compartilhe