Boletim Oficial: situação de Tapejara

Confira o levantamento prévio da situação dos bairros atingidos pelo tornado de sábado, 12 de abril:

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Limpeza de entulhos e reforma de residências

Equipes do Município e voluntários do Comitê Pró-Reconstrução de Tapejara seguem com os serviços de limpeza de entulhos que se acumularam nos bairros atingidos. A maioria das residências e edificações já tiveram suas telhas recolocadas. A concessionária de energia elétrica do município (Mux Energia) segue trabalhando intensamente desde sábado para restabelecer a energia elétrica nos bairros atingidos. Muitos postes foram derrubados pelo vento e a rede elétrica ficou danificada. A previsão é que a energia seja restabelecida ainda nesta segunda-feira. O Município está buscando eletricistas voluntários para trabalharem nas residências atingidas para o restabelecimento da alimentação elétrica nestes locais. Faltam profissionais na cidade.

Decreto de Emergência

Engenheiros, arquitetos, topógrafos e técnicos do Município seguem o serviço de levantamento de dados, informações e cadastro sobre edificações e famílias atingidas pelo tornado. O serviço, que iniciou na manhã de domingo, deverá ser finalizado até o final da tarde desta segunda-feira quando serão divulgados os números oficiais do desastre, bem como será assinado o decreto de Situação de Emergência.

Danos ambientais

Engenheiros Ambientais e voluntários estão realizando um levantamento sobre os danos ambientais causados pelo tornado, que também atingiu áreas verdes da cidade. O laudo ambiental também deverá ser concluído até o final da tarde desta segunda-feira.

Comitê Pro-Reconstrução

O Comitê Pró-Reconstrução de Tapejara, formado neste domingo por entidades do município, está solicitando com urgência pessoas com experiência no ramo de confecções para a triagem de roupas e agasalhos doados e de eletricistas, encanadores e pedreiros voluntários para a reconstrução e reforma das casas. O Comitê precisa também de caminhonetes de qualquer porte para realizar o transporte de doações de móveis, colchões, eletrodomésticos, entre outros.

Escola Catarina Debastiani

Os estudantes da Escola Catarina Debastiani, localizada no Bairro 13 de Maio e danificada pelo tornado, estão praticando atividades culturais, lúdicas e esportivas durante esta segunda-feira junto ao Projeto Oficinas do Segundo Tempo Escolar. A partir de amanhã (15) os estudantes terão aula na Escola São Paulo. Toda a estrutura educacional da Escola Catarina Debastiani está sendo transferida para a São Paulo que possui estrutura física para receber temporariamente os estudantes da escola atingida. O transporte dos alunos do 13 de Maio até a Escola São Paulo será feito pela prefeitura. As obras da Escola Catarina Debastiani estão acontecendo de forma intensa com o intuito de retornar as atividades normais na próxima terça-feira (22) logo após o feirado. 

Projetos Sociais para estudantes

Profissionais que atendem os estudantes dos projetos Sociais AABB Comunidade e Oficinas do Segundo Tempo Escolar no turno inverso ao da escola estão realizando um levantamento de alunos que perderam seus materiais escolares no desastre. Esses estudantes estão sendo orientados a não perder aula e terão seus materiais escolares novos doados pelo município, após a finalização deste cadastro, com a maior brevidade possível. 

Doações

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) está concentrando todos os serviços referentes ao desastre e recebendo as doações. Muitos agasalhos já foram doados e devem suprir a demanda. A necessidade mais urgente são alimentos não perecíveis, colchões e, principalmente, mão-de-obra e materiais de construção. As pessoas que precisam de materiais de construção com mais urgência podem fazer seu cadastro no Cras que possui o controle de tudo o que já foi doado.

Doações em dinheiro

Também é possível fazer doações em dinheiro que será utilizado para a construção de casas totalmente destruídas e para a assistência as famílias de baixa renda atingidas pelo tornado. Os depósitos podem ser efetuados para o Fundo de Solidariedade das Cáritas da Arquidiocese de Passo Fundo, na Caixa Econômica Federal, Agência 1593, Conta 17.88-7.

Gostou? Compartilhe