Na tarde dessa quarta-feira, dia 16, estiveram reunidos no Gabinete da Prefeitura Municipal de Tapejara o prefeito Seger Luiz Menegaz, o Comitê Pró-Reconstrução, secretários municipais e membros da Defesa Civil de Tapejara para dar prosseguimentos as ações voltadas ao socorro as famílias atingidas pelo tornado que passou pelo município no último sábado, dia 12.
O prefeito destacou que, após decretada a Situação de Emergência e encaminhada a documentação complementar aos órgão competentes a nível de Estado e Federação, outras ações continuarão a ser realizadas. Na próxima semana Menegaz viajará a Brasília em busca de recursos aos atingidos.
Durante a reunião foi formado um grupo de membros do Comitê para visitar o comércio local para arrecadar doações, inclusive financeiras, para a reconstrução dos bairros e loteamentos atingidos. Na oportunidade foi lançada a Campanha “Mãos Unidas” que, através dela, serão credenciadas as empresas aptas ao recebimento de doações de materiais de construção. Fazem parte deste Comitê o vereador Rodinei José Bruel, do Lions Clube Moacir Gasparin, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde Wilson Casamali, do Sindilojas Celso Fontana e do Rotary Club Roseni Argenta.
Na oportunidade representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se colocaram à disposição para ajudar, entre outras tarefas, no auxilio jurídico no que se refere ao seguro das residências. O prefeito contou que encaminhou um ofício a Promotoria Pública manifestando a preocupação em virtude de inúmeras pessoas procurarem o município para intervir na agilização da liberação dos seguros com a Caixa Econômica Federal. “O prejuízo ultrapassa os dez milhões de reais, 150 casas teremos que reconstruir e 616 deverão ser reparadas, além de casas muitas indústrias e locais que prestam serviço. Estamos correndo contra o tempo atrás de recursos para ralizar tudo o que for necessário”, frisou Menegaz.
O Comitê prosseguirá com sede junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e deverá estar de plantão durante o feriadão de Páscoa. A partir de agora, já que os mais necessitados já foram atendimentos, o Comitê, juntamente com a equipe da Secretaria de Assistência Social, irá visitar todas as residências afetadas. Quanto aos prejuízos na área da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços espera-se e posição do Banco do Brasil para abertura de uma Linha de Crédito para auxiliar os atingidos.
No momento solicita-se com urgência eletricistas, encanadores e psicólogos. Todas as pessoas que necessitarem de atendimento psicológico serão atendidas no Cras. Também é necessário caminhonetes de qualquer porte para realizar o transporte de doações de móveis, colchões, eletrodomésticos, entre outros.
Doações
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) está concentrando todos os serviços referentes ao desastre e recebendo as doações. Muitos agasalhos já foram doados e vão suprir a demanda. As necessidades mais urgente são alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, produtos de limpeza, móveis, utensílios domésticos, material elétrico, hidráulico e de construção. O Cras está localizado no antigo Ginásio de Esportes Lourenço Dall´Olivo.
Doações em dinheiro
Também é possível fazer doações em dinheiro que será utilizado para a construção de casas totalmente destruídas e para a assistência as famílias de baixa renda atingidas pelo tornado. Os depósitos podem ser efetuados para o Fundo de Solidariedade das Cáritas da Arquidiocese de Passo Fundo, na Caixa Econômica Federal, Agência 1593, Conta 17.88-7.
Comitê Pro-Reconstrução
Fazem parte deste Comitê: o presidente da Associação dos Universitários Tapejarenses (Autape), Leonardo Ghibaudo, a tesoureira da Autape, Laura Fontana Favretto, o membro do Rotary Club, Darlei Mangoni e o presidente da JCI, Wagner Bée. Eles estão gerenciando todas as ações realizadas em prol das famílias atingidas. Para mais informações entrar em contato diretamente com os membros através dos seguintes números: Leonardo: (54)9603-6254/ Laura: (54)9434-8750/ Darlei: (54)8144-9330/ Wagner: (54)8133-0455.