O Governador Tarso Genro (PT) esteve em Tapejara na manhã deste sábado, 19, acompanhado de secretários do Estado, deputados e representantes da Defesa Civil para realizar audiência com o Prefeito Seger Luiz Menegaz (PMDB), vice-prefeito Gilberto Olibone (PMDB), representantes do Executivo e do Legislativo e do Comitê Pró-Reconstrução de Tapejara. Também participou da audiência o Presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Sossella (PDT).
O governador propôs uma audiência no Palácio Piratini, na terça-feira, 22, com os prefeitos de Tapejara e Erebango e suas equipes técnicas, para apresentar as demandas mais urgentes a serem atendidas pelo Estad e governo federal. E na quarta-feira (23) uma equipe de Governo do Estado composta por Secretários ou seus representantes, acompanhará os prefeitos de Tapejara e Erebango a Brasília, no Ministério de Integração Nacional e no Ministério das Cidades, para liberar recursos para os municípios atingidos pelo tornado: “Não é para discutirmos o que será feito, é para liberar recursos imediatamente.” – frisou Tarso Genro.
O goveerno do Estado vai liberar microcréditos para auxiliar na reconstrução de residências e indústrias. O prefeito Seger Luiz Menegaz salientou que é preciso que autoridades estaduais e federais intervenham junto à Caixa Econômica Federal para agilizar a liberação dos seguros residenciais para as obras financiadas pelo Minha Casa, Minha Vida.
Críticas a Defesa Civil
Após a audiência Tarso Genro, acompanhado de Menegaz e outras autoridades, visitou o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) onde estão armazenadas todas as doações recebidas pelo Comitê Pró-Reconstrução de Tapejara. No local o presidente da JCI e representante do Comitê Wagner Bée criticou ao Governador a atuação da Defesa Civil do Estado: “Nós achamos a reação da Defesa Civil muito lenta se comparando a urgência do fato. Além disso as primeiras doações recebidas não condiziam com as necessidades dos atingidos. A população reagiu bem mais rápido com doações do que realmente precisamos.” – destacou Bée. No mesmo instante Tarso Genro chamou o representante da defesa civil que ouviu as reivindicações.