Dois médicos cubanos chegam a Tapejara

Profissionais atenderão na Unidade Básica de Saúde nos Bairros São Cristóvão e São Paulo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Município de Tapejara foi contemplado com dois médicos do Programa Mais Médicos do governo federal. Os profissionais, que atenderão na Unidade Básica de Saúde nos Bairros São Cristóvão e São Paulo chegaram a cidade na última quinta-feira, dia 17. Conforme o secretário de Saúde, Júlio Francisco dos Reis, nestes primeiros dias os médicos irão conhecer os locais de trabalho e a cidade enquanto aguardam o registro que será expedido pelo Ministério da Saúde. O tempo de espera deste processo pode demorar até 20 dias.

A médica Joaquina Mauri Pelayo e o médico Jorge Luiz Posada Scoto,  possuem mais de 20 anos de experiência, já estudaram o funcionamento do SUS e já estão habituados com a língua portuguesa. O período de adaptação aconteceu por um mês em Brasília. Ambos irão residir em Tapejara por três anos. “Estamos felizes com a chegada desses médicos que irão reforçar nosso atendimento, já que estávamos com a falta de profissionais no município para atuar na saúde da família”, destacou Reis.

O secretário da Saúde participou na última quarta (16) e quinta-feira (17), de reuniões em Porto Alegre e da cerimônia de encerramento da semana de acolhimento deste quarto ciclo do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Sul. Na oportunidade os médicos de cada município foram apresentados. Além de Tapejara os municípios  de Água Santa e Santa Cecilia do Sul também receberam profissionais. Estiveram presentes o governador do Estado, Tarso Genro, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati,  deputados dentre outras autoridades.

 Com esses médicos que chegaram agora no Estado, 1.065 profissionais já foram contratados pelo Programa Mais Médicos e distribuídos para 379 municípios gaúchos. O programa possui vários critérios que devem ser seguidos pelos municípios e pelos profissionais. Hoje no Brasil existem mais de 13 mil médicos deste programa, o qual faz  parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde estão em falta.

Gostou? Compartilhe