Segundo Clube de Ciências tem suporte para criação

Projeto contempla professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Adelaide Picolotto, de Ibiaçá

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A conquista do primeiro lugar do prêmio Jovem Pesquisador e a maior pontuação no conjunto de trabalhos apresentados durante a edição de 2013 da Feira de Ciências da Universidade de Passo Fundo (UPF) rendeu à Escola Estadual de Ensino Médio Professora Adelaide Picolotto, de Ibiaçá, a possibilidade de implantar um Clube de Ciências, projeto que destina bolsas de iniciação científica júnior aos alunos, com patrocínio do CNPq. Os preparativos para a oficialização do projeto já iniciaram. Um encontro para os encaminhamentos e mobilização da escola ocorreu na última semana, na UPF, entre as coordenadoras da Feira de Ciências, Rejane Quedi e Sylvana Carpes Moraes, com a diretora da Escola, Sonia Maria Marcon, a professora Romilda Pelisser Teston, e os alunos Laura Pelisser Teston, Frederico Negri Felini e André Costa Pellin.

Os Clubes de Ciências são espaços em que se pretende que os alunos desenvolvam atividades extracurriculares com principal ênfase na investigação de temáticas da realidade cotidiana de forma interdisciplinar. As temáticas de estudo são problematizadas pelos grupos que constituem os Clubes, tomando como base o tema anual proposto para a Feira de Ciências da UPF. De acordo com a professora Sylvana, o primeiro Clube de Ciências foi implantado no ano passado, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo. “Os Clubes são formados por um grupo de alunos coordenados por um professor, em constante processo de formação continuada em serviço, de forma a possibilitar o desenvolvimento de habilidades tais como, ouvir, opinar, divergir, escolher o rumo de sua pesquisa, levantar hipóteses, argumentar e respeitar os direitos dos outros”, afirma.

A professora Rejane explica que a finalidade dos Clubes de Ciências é possibilitar um apoio efetivo aos professores e alunos do ensino fundamental, médio e técnico, no sentido de prepará-los e incentivá-los para a elaboração de projetos melhor qualificados. “Fazemos o assessoramento do Clube de Ciências, oportunizando uma mobilização da escola e uma aproximação desta com a própria Universidade, com projetos de pesquisa semelhantes desenvolvidos na Instituição”, lembra.

Os projetos selecionados nos Clubes de Ciências participam das edições da Feira de Ciências da UPF. Neste ano, o evento tem como tema “Contribuições para a melhoria da qualidade de vida na agricultura familiar”. O lançamento oficial do Clube de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Adelaide Picolotto ocorre no dia 24 de abril, nas dependências da escola. 

Gostou? Compartilhe