A 1ª Conferencia Regional da Economia Solidária da Região Norte reuniu nesta quarta-feira (23), em Erechim, representantes de diversas entidades locais e regionais para debater desafios, estratégias e o modelo de desenvolvimento da economia solidária. Entre outros temas, o encontro também discutiu legislação e integração das politicas públicas.
O debate - promovido pelo Conselho Estadual de Economia Solidária, as secretarias da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio da Emater/RS-Ascar - foi realizado no Auditório da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e teve como objetivo fortalecer a economia solidária.
O encontro também serviu para traçar uma estratégia de desenvolvimento solidário e sustentável, através do reconhecimento e fortalecimento das formas de organização associativa e autogestionária. A SDR esteve representada pela integrante do Departamento de Cooperativismo (DCOOP/SDR), Regina Dellagerisi, e pelo coordenador regional, Eloir Griseli. Andrés Alonso representou a Sesampe.
Certificação
Entre os avanços destacados na conferência, estão a Politica Estadual de Certificação dos Empreendimentos Econômicos Solidários, instituída através do decreto 50.285, de 30 de abril de 2013. No final da Conferência Regional foram escolhidos 11 delegados que irão representar empreendimentos da economia solidária e entidades da região nas conferencias estadual e nacional. Serão realizadas 12 conferências regionais, uma estadual e uma nacional, com objetivo de elaborar um plano nacional de economia solidária.