O Plano de Desenvolvimento com Metodologia Participativa do Arranjo Produtivo Local (APL) Pedras, Gemas e Joias será lançado nesta sexta-feira (2), em Soledade, na Região do Alto da Serra do Botucaraí. O arranjo é apoiado pelo Governo do Estado por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Elaborado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o plano será apresentado durante a 14ª Exposição Feira de Soledade (Exposol), que ocorre a partir desta quinta-feira (1º) até domingo (4).
De acordo com o economista da AGDI Luiz Mury, "o plano foi construído com o objetivo de identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do APL, de modo a construir coletivamente a estratégia mais adequada para a sustentabilidade do arranjo”. Para isso, foi aplicada uma metodologia de enfoque participativo e estratégico, buscando o fortalecimento dos elos da cadeia produtiva presente no APL.
A cerimônia de lançamento ocorre no auditório do Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo (Av. Julio de Castilhos, 3.743), a partir das 10h30 desta sexta-feira