O município de Palmeira das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, sediará de 21 a 23 de maio o seminário de saneamento rural- desafios para a universalização. O evento é uma parceria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal (UFRGS) e da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP).
Com o objetivo de contribuir para uma melhor organização e desenvolvimento do saneamento básico, o seminário foi idealizado a partir da demanda da região da Zona da Produção do Estado junto à Funasa. A AMZOP é formada por 42 municípios e tem como característica territorial significativas comunidades vivendo em zonas rurais.
Para o superintendente da Funasa no RS, Gustavo de Melo, o seminário propiciará a troca de experiências, o conhecimento de novas tecnologias e a divulgação dos programas federais destinados ao setor. “É consenso que o desenvolvimento econômico e social do país depende da efetivação de políticas de saneamento e estas precisam da mobilização dos agentes públicos a exemplo do que acontecerá nesse evento”, disse.
Segundo Mello, o momento é oportuno para debater o tema do saneamento diante dos investimentos significativos que são realizados em todo território nacional. “A 3ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) está contratando R$ 2,8 bilhões para abastecimento de água e tratamento de esgoto e estes recursos precisam de um bom planejamento para que cumpram os seus objetivos”, salientou Mello. Já o presidente da Amzop, prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, destaca a importância da união entre as entidades para a promoção do seminário em virtude de que este tema é muito importante para os municípios.
O seminário de saneamento rural é destinado a técnicos e gestores que atuam na área, além de estudantes e entidades representativas do setor. Contará com palestrantes da Embrapa, UFRGS, Funasa, Sistema Integrado de Saneamento do Ceará (Sisar) e do Serviço Geológico do Brasil, entre outros. A programação completa pode ser conferida no quadro abaixo e as pré-inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected]