Cooperativa e Emater realizam reunião sobre Projeto Nutre Brasil

A Cooperativa está sendo assistida pela Emater para a realização do Projeto Nutre Brasil, que visa à qualificação da gestão e inserção destas cooperativas e empreendimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

CotRepresentantes da Cooperativa Tritícola Sananduva Ltda (Cotrisana) estiveram reunidos com os técnicos da Emater/RS-Ascar, a administradora Angélica Albrecht e o contador Jhonantan Imlau, que estão trabalhando com a Chamada Pública SAF/ATER, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Cooperativa está sendo assistida pela Emater para a realização do Projeto Nutre Brasil, que visa à qualificação da gestão e inserção destas cooperativas e empreendimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O objetivo da reunião, realizada esta semana, foi apresentar a sistematização das informações coletadas por meio de um diagnóstico. Os dados apresentados dizem respeito à infraestrutura física, técnica, produtiva e comercial da Cotrisana. De acordo com a administradora da Unidade de Cooperativismos de Erechim, Angélica Albrecht, as informações proporcionam embasamento para o corpo técnico da Emater elaborar um Plano de Aprimoramento, com indicações de melhorias em áreas específicas, visando à identificação, solução ou melhoria das áreas diagnosticadas.

Participaram da reunião, na sede da Cotrisana, em Sananduva, o vice-presidente Celso Prando, os responsáveis pelos setores de vendas, de contabilidade, de produção e de marketing da cooperativa, Paul Oorts, Maristela Adona, Rosimar Morello e Aline Scheid, respectivamente. O Projeto Nutre Brasil é uma estratégia de atuação formulada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do MDA para incentivar e apoiar a implementação do artigo 14 da Lei 11.947/09 nos grandes municípios e Secretarias Estaduais de Educação, onde a demanda por produtos da agricultura familiar é maior. O artigo prevê que 30% do total dos recursos financeiros destinados à aquisição de gêneros alimentícios para a alimentação escolar devem ser provenientes de produtos da agricultura familiar ou de suas organizações. Conforme dados disponibilizados pelo MDA, o Nutre Brasil atende até o momento 110 Entidades Executoras do PNAE, localizadas em 13 Estados, sendo 30 no RS.

“É fundamental a atuação da extensão rural, visando contribuir nos processos de articulação e implementação de ações que buscam o fortalecimento da agricultura familiar por meio de estratégias comerciais coletivas no PNAE”, avaliou a administradora da UCP de Erechim da Emater, Angélica Albrecht.

Gostou? Compartilhe