Agricultores da região norte do Estado voltam a protestar nesta quarta-feira. A partir das 10h, eles pretendem bloquear o trecho da BR 285, na localidade de Cruzaltinha. O trânsito deve ser liberado a cada 10 minutos. À tarde, será rezada uma missa em plena rodovia para lembrar o primeiro mês da morte dos irmãos Alcemar de Souza, 41 anos, e Anderson de Souza, 26, por índios caingangues no município de Faxinalzinho.
O caso está sendo investigado pela Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo. Quatro índios permanecem presos. Outros três suspeitos já foram identificados. A PF estima um prazo de 45 dias para conclusão do inquérito. Na semana passada, uma espingarda e um espeto, provavelmente usados nas mortes dos irmãos, foram encontrados distantes cerca de 100 metros do local do crime. As armas já foram encaminhadas à perícia.
Integrante da comissão de Agricultores de Ciríaco, responsável pelo ato de hoje, Joldério Moresco afirma que a manifestação também tem a intenção de chamar a atenção das autoridades sobre o conflito de terra entre índios e agricultores na região. “Somente em nosso município a área que pode ser incluída em um estudo da Funai é de 9,7 mil hectares. Ela atinge 250 famílias e representa 70% da arrecadação de Ciríaco, com uma produção diversificada de gado de corte, leite, aviário e agricultura” comenta. A comissão organizadora espera reunir pelo menos 600 produtores rurais. As homenagens aos dois irmãos mortos encerram por volta das 17 horas, com o toque simultâneo de sinos em toda a região norte do Estado.