Colônia em Festa movimenta Seberi

Milhares de pessoas puderam conferir uma programação com inúmeras atividades planejadas especialmente para o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Por
· 1 min de leitura
Evento já é tradicional no municípioEvento já é tradicional no município
Evento já é tradicional no município
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A nona edição da Colônia em Festa movimentou o comércio de produtos da agricultura familiar em Seberi, durante o fim de semana (30/05 a 01/06). O evento, já tradicional no município, foi realizado pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Seberi e Emater/RS-Ascar. Milhares de pessoas puderam conferir uma programação com inúmeras atividades planejadas especialmente para o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Ao todo, 37 produtores expuseram e comercializaram produtos da agricultura familiar. Em artesanato, 18 artesãos mostraram variedades em tapetes, patchwork, trabalho em madeira, croché e tricô. O restante, 19, foram produtos de agroindústrias e agricultores familiares, como hortifrutigranjeiros, conservas, panificados, embutidos, mel, entre outros produtos. A Emater/RS-Ascar organizou os produtores e fez o acompanhamento durante o evento.

Segundo o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Eliazer Kosciuk, o evento é uma forma de integração entre a colônia e a cidade e de valorização dos trabalhadores do campo. “Além disso, essa é uma excelente oportunidade de mercado que eles têm. É uma das rendas mais significativas do ano para alguns produtores”, comentou Eliazer. As soberanas da festa são as representantes das comunidades do interior do município. As jovens Sandriéli da Rocha, Milena Barbieri e Maiana Schubert foram as escolhidas como soberanas da Colônia em Festa deste ano.

A agricultora, Adriana de Fátima Paduan, expôs sua produção de cucas, bolachas e panificados em geral durante o fim de semana. Há cinco anos ela participa da feira do município e agora está em processo para legalizar sua produção. Através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) a agricultora está adequando sua produção para iniciar o processo de legalização. “Vai ser melhor poder vender sem medo. E a nossa expectativa é grande, pois poderemos comercializar para o PAA e Pnae”, comentou Adriana. A melhoria na qualidade de vida, com novas possibilidades de mercado e geração de renda fazem parte das expectativas da agricultora e de sua família.

Além da feira dos produtos da agricultura familiar a programação da Colônia em Festa contou com shows musicais, cavalgada, desfiles e inúmeras outras atividades envolvendo os trabalhadores rurais de Seberi.

Gostou? Compartilhe