Em decorrência das chuvas fortes e constantes que vem atingindo o Rio Grande do Sul nos últimos dias, a RGE realizou a interrupção preventiva na distribuição da energia elétrica fornecida para clientes atingidos impactados por alagamentos. A medida de segurança impacta 1.988 consumidores residentes em cidades próximas ao Rio Uruguai, região norte do RS, e tem como principal objetivo evitar o risco de acidentes em contato com a rede elétrica, em razão dos alagamentos. Os desligamentos programados ocorrem nos municípios de Porto Mauá (882 clientes), Iraí (277 clientes) , Dr. Maurício Cardoso (222 clientes), Pinheirinho do Vale (204 clientes), Vicente Dutra (175 clientes), Nonoai (94 clientes), Crissiumal (67 clientes), Tiradentes do Sul (48 clientes). Demais cidades com clientes interrompidos por questões de segurança: Ametista do Sul, Trindade do Sul, Porto Lucena, Esperança do Sul, Barra da Guarita e Seberi.
A concessionária possui equipamentos de proteção na rede elétrica que desligam automaticamente o fornecimento de energia nos casos de rompimentos e queda de fios e cabos no solo. Mesmo assim, alerta para os cuidados que a população deve ter: ninguém deve se aproximar ou tocar na fiação. “Ao ver um fio caído na rua, a dica é manter distância”, orienta Vandro Pezzin, engenheiro de segurança da RGE.
O fornecimento será restabelecido após a normalização das áreas alagadas ou quando apresentarem condições de segurança. Sempre que for identificado algum cabo de energia elétrica rompido ou caído no chão, bem como alagamentos próximos à rede elétrica, pode ser acionado o serviço emergencial da empresa, pelo RGE 24 Horas - 0800 970 0900.