‘Vivenciar o aprendizado de forma diferente’. Esta foi à proposta trazida pela professora Silvana Lehenbauer, da Fundação Sicredi, para os professores do município de Mato Castelhano, no encontro realizado dia 1 de junho, no Clube Caixeiral, em Passo Fundo, organizado pela Sicredi Planalto Médio RS.
Além dos docentes, participaram o presidente da Sicredi Planalto Médio RS, Ari Rosso, o vice-presidente, Alexandre Palma Palagio, o diretor executivo da Superintendência Regional Planalto Médio RS, Vidolmar Luiz Pazinatto, a assessora do programa A União Faz a Vida junto a Central Sicredi Sul, Cristiane de Oliveira Biscaino, o gerente da unidade de atendimento do Sicredi em Mato Castelhano, Juliano da Cruz Silva e o assessor de programas sociais da Sicredi Planalto Médio RS, Gilso Manfroi.
O diretor executivo da Sureg Planalto Médio RS, Vidolmar Luiz Pazinatto, falou da importância da escola para a formação de cidadãos capazes de dar respostas aos problemas que a vida em sociedade apresenta. “Cada médico, engenheiro, dentista, passou por um professor. Somente passando por um professor é possível se tornar um cidadão, um homem de bem, com valores e princípios, com respeito ao próximo. O Sicredi através do Programa A União Faz a Vida busca mudar, pelo menos, parte do cenário que hoje temos na educação. Valorizamos os professores, proporcionando momentos como este, de troca de conhecimento e capacitação, somente assim podemos alcançar uma escola diferente e ter um jovem que saiba pensar e, depois, um adulto capaz de mudar o mundo”.
A palestrante, oportunizou ao grupo refletir sobre uma nova didática de ensino através da metodologia de projetos. “Trabalhando a interdisciplinaridade, não é possível ensinar e aprender através de disciplinas PURAS, isoladas em seus próprios discursos e afastadas dos contextos culturais. A ideia é de que as disciplinas tratem, além de seus conteúdos, de problemas específicos do cotidiano, aproximando assim os conteúdos de diferentes dimensões da realidade”, salientou a professora Silvana.
Segundo ela, a ideia é trabalhar através da metodologia de projetos dando ênfase à apresentação do aluno e dos procedimentos que lhes permitam organizar a informação. Fazer os alunos incorporarem novas estratégias de aprendizagem, inseridas no processo de construção do Projeto e derivando-se dele, pode ser compreendido pelo aluno e utilizado em outras situações. Assim, conforme Silvana, a construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos, propiciará a articulação e a produção individual e coletiva valorizando atitudes e comportamentos sociais. “A proposta é em última instância, uma desculpa para que o aluno realize sua própria aprendizagem. Ele irá conduzir suas pesquisas através do seu próprio interesse. O projeto terá fim quando terminar o interesse do aluno”, explica Silvana.
No evento, além da apresentação da professora Silvana Lehenbauer, sobre a metodologia aplicada pela Fundação Sicredi ao Programa A União Faz a Vida, os professores vivenciaram o aprendizado através da pesquisa, compartilharam os conhecimentos e descobriram novas maneiras de ensinar acompanhando o ritmo da nova geração.
A palestrante encerrou o evento com uma mensagem aos professores. “Não quero que o tempo volte, nem que as lembranças boas já vividas se repitam, só quero novas historias maiores e melhores. Mas pra vida inteira é muito tempo. Vamos fazer assim: tentar até amanhã, depois até segunda... e deixa a vontade mostrar até quando”, afirmou Silvana.