RSC 480 está liberada

Quase um mês após o registro de mais de 500 mm de chuva na região, as estradas continuam em situação precária e a BR 153 interditada.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta segunda-feira (21), o tráfego voltou ao normal na RSC 480, em Erval Grande. Após reunião entre representantes do Daer e da comunidade, foi decidido pela liberação, desde que com cautela e velocidade reduzida, em função das rachaduras na pista. “O cuidado deve ser redobrado obedecendo as placas de sinalização e que em alguns locais o trânsito se dará em meia pista”, diz o presidente da CDL Loreni, Antonio Galon.

Conforme o Daer, na sexta-feira (18), uma ata foi assinada entre o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Carlos Alexandre Toniolo, e lideranças de Erval Grande. No documento, foi acordado que o desvio construído por empresários e pela prefeitura ficará fechado. Em contrapartida, o trânsito na RSC-480 foi permitido em meia pista e deverá ser sinalizado pelo Daer nos próximos dias. Ainda segundo o Departamento, no km 5 há muitas rachaduras no asfalto e desníveis na pista. Dessa forma, o tráfego tanto de veículos leves quanto pesados ocorre em velocidade muito reduzida. Se voltar a chover e houver mais danos, o trânsito voltará a ser interrompido. A recuperação do trecho ainda depende da finalização de um estudo de drenagem. A medida serve para amenizar a situação gerada pela interrupção total da rodovia, mas exige que os condutores tenham cuidado máximo e trafeguem em baixa velocidade. Serão instaladas placas de sinalização e informativas, que serão conservadas e preservadas pela comunidade em parceria com o Daer.

BR 153
Motoristas estão utilizando rotas alternativas para chegar a Santa Catarina ou vir do estado vizinho, como pela RST 420 em Aratiba ou com a balsa em Marcelino Ramos. A BR 153 deve ter o tráfego liberado até o final da próxima semana. Um desvio está sendo construído no local pelo Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Segundo o supervisor da Unidade Local do Dnit de Vacaria, Adauberto Jurach, a obra deve estar pronta dentro do prazo estimado, que era de 30 dias, sendo concluído no dia 2. Ele salienta que desde as chuvas do final de junho o trafego no local está totalmente interditado.

 

 

 

Gostou? Compartilhe