Executivo solicita mais efetivos da Brigada à Secretaria Estadual de Segurança Pública

Região Tapejara

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz, encaminhou um ofício hoje, sexta-feira, (25) ao secretário Estadual de Segurança Pública, Sr. Airton Michels, solicitando mais efetivos para Tapejara devido aos constantes acontecimentos relativos ao aumento da criminalidade na cidade, como: roubos, furtos, tráfico de entorpecentes, latrocínio e inúmeros delitos de menor potencial ofensivo, o que tem assolado a segurança dos tapejarenses.
 
O Município de Tapejara possui uma população de aproximadamente 21 mil habitantes e é considerada a 8ª cidade com maior índice de crescimento e desenvolvimento no Estado. Neste sentido, observa-se que a situação do efetivo da Brigada Militar de Tapejara é extremamente precária, pois conta com apenas 16 Servidores, sendo que destes apenas 14 estão disponíveis para as atividades administrativas e de policiamento, incluído o Comandante, quando o normal seria de 29 Policiais Militares. 
 
Importante destacar que 03 Policiais Militares que pertencem ao efetivo de Tapejara e serviam a comunidade de Tapejara até pouco tempo, estão em outras funções e não nas de policiamento ostensivo que é atribuição prioritária da Brigada Militar, pois 01 está adido e à disposição do Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Gilmar Sossela; 01 está adido e a disposição do Vice Governador do Estado; e 01 a disposição da Força Tarefa dos Presídios (Presídio Central), sem que houvesse a reposição desse efetivo que ora está indisponível. 
 
Desta forma, Menegaz solicita que o Governo do Estado adote providências urgentes no sentido de aumentar o efetivo da Brigada Militar de Tapejara e consequentemente proporcionar uma melhora na sensação de segurança pública que atualmente a população tanto clama. “ Temos a iniciativa de contribuir com a segurança pública, pois contratamos e elaboramos um projeto de vide monitoramento para nossa cidade, e que foi encaminhado ao governo de Estado para convênio com a Brigada Militar no monitoramento do sistema. O projeto contempla que o investimento será custeado em parte com recursos próprios e de outra parte com a captação junto à iniciativa privada do município”, contou o prefeito. 
 
Menegaz ainda ressaltou que caso não sejam tomadas providências urgentes em relação ao aumento do efetivo, a situação tende-se a piorar, já que Tapejara é sede de Pelotão, sendo o único município com policiamento ostensivo 24 horas na região. Porém, com apenas dois policiais de plantão por turno, aliado ao fato que em determinadas ocasiões atende e apoia outros municípios vizinhos como Vila Lângaro, Água Santa e Santa Cecília do Sul, deixando a cidade totalmente abandonada, o que torna o cotidiano da comunidade insustentável, pois a população tapejarense vive momento de clamor público pela falta de segurança, o que tem causado sérios transtornos a todos os munícipes.

 

Gostou? Compartilhe