Com intuito de melhorar o visual dos integrantes da Banda Marcial Municipal a Prefeitura Municipal de Tapejara através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura investiu R$ 8 mil em novos uniformes. Segundo o secretário da Educação, Altamir Waltrich, agora os integrantes irão se apresentar na cidade e na região com uniformes mais bonitos e modernos. “Esse era um compromisso meu e do prefeito Menegaz com a Banda, já que há algum tempo eles solicitaram novas vestimentas para realizarem as apresentações. Fico muito feliz em poder contribuir com este projeto que encanta a comunidade em cada evento que participa”, ressaltou Waltrich.
Atualmente a Banda é composta por 40 integrantes no corpo musical e atua sob a regência do professor Ervan Silveira. Nasceu em 1998, somente com instrumentos de percussão. Após um ano, em 1999, com novos horizontes, a Banda incluiu escaletas e liras. Em consequência dessa inovação, a Banda concorreu o Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras em Porto Alegre-RS, quando trouxe pra Tapejara o troféu de vice-campeã e, no ano seguinte, o de vice-campeã no Concurso Sul Brasileiro de Bandas e Fanfarras, realizado em Carazinho-RS.
Em 2003, a Banda incluiu instrumentos de metais, trompetes e trombones, onde titularizou-se como Banda Marcial Municipal de Tapejara, e gradativamente tornou-se uma das Bandas mais respeitadas da região.
Esse é mais um projeto de educação e cultura, que está recebendo uma atenção especial da Administração Municipal, que tem como objetivo dar iniciação musical aos alunos, disciplina, postura, responsabilidade, auto estima, trabalho em equipe e amor cívico, em uma ocupação extracurricular.