Mais de 70 mil visitantes prestigiam shows e fazem negócios na Expo Tapejara

Ao total foram cerca de 300 de expositores na área do agronegócio, prestação de serviços, indústria e comércio.

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com apenas três dias de feira, um a menos que a edição anterior, a 8° Expo Tapejara que aconteceu de sexta a domingo, em Tapejara, norte do Estado, novamente superou as expectativas e atingiu o esperado. Mais de 70 mil visitantes passaram pelo Parque de Exposição Ângelo Eugênio Dametto e puderam participar de palestras, exposição de máquinas e implementos, feira comercial e industrial, além de apresentações artísticas e culturais. Ao total foram cerca de 300 de expositores na área do agronegócio, prestação de serviços, indústria e comércio.

O presidente da Expo Tapejara, Vanderlei Piva, ficou muito contente com a superação da feira já que foi definido que nesta edição os shows teriam menos investimentos e maior profissionalismo para transformar e feira de negócios. Ele lembrou também que na edição passada os shows aconteceram fora do parque e neste ano todos foram realizados dentro e totalmente gratuitos, assim como as palestras que não tiveram custos. “A Expo Tapejara já está consolidada feira de negócios. Aqui está a oportunidade para quem quer comprar produtos de qualidade e com bom atendimento. Mas também não podemos esquecer do público dos shows e apresentações culturais. Para estes tentamos inovar e adequar junto a praça de alimentação, por isso, durante todo o dia quem foi fazer um lanche pode acompanhar tudo o que estava acontecendo no palco principal”, declarou. Piva também agradeceu sua equipe que trabalharam incansavelmente para que desse tudo certo e aos patrocinadores e demais recursos que contribuíram para a realização e investimento da feira.

VIII Seminário Sul Brasileiro de Agronegócios

Com o tema “Mercados Agrícolas – Situação e perspectivas” o VIII Seminário Sul Brasileiro de Agronegócios debateu a produção leiteira, visão estratégica, o mercado, cultura do trigo, soja e milho e as tendências climáticas para os próximos meses. O evento contou com cinco palestras com renomados pesquisadores da área, entre eles o médico veterinário, especializado em Bovinos Leiteiros e Assistente Técnico da Tortuga – Carazinho/RS, Francisco Van Riel; com o consultor do Programa Juntos para Competir, do Sebrae/Senar/Farsul  e diretor do Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA ) Davi Teixeira;  com o Gerente Comercial da Biotrigo – Passo Fundo/RS, Lorenzo Mationi Viecili; com  o Engenheiro Agrônomo – Pesquisador da Emater/Ascar – Passo Fundo/RS, Luis Ataides Jacobsen e com o Engenheiro Agrônomo, Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo / CNPT, Gilberto Rocca Cunha. O seminário foi promovido pela Acisat, Associação Nacional de Defesa Vegetal, Emater, Embrapa Trigo, Sindicato Rural, Programa Juntos para Competir Farsul/ Senar/Sebrae e Prefeitura de Tapejara, com apoio da Biotrigo Genética e realização PD Eventos.

Palestras

No sábado os visitantes puderam participar de três palestras com tema relevantes. A primeira “Sucessão familiar nas empresas” com Renato Bernhoeft, a segunda “Venda, venda, venda!” com Ciro Botini, esta superando a capacidade de pessoas no auditório de palestras com a participação de 450 pessoas e, na parte da tarde, “A realidade do cooperativismo no novo mercado nacional e mundial”  com o palestrante Jaime Folle.

Exposição do Cavalo Crioulo e Gado Leiteiro

O espaço de Agropecuária da Expo foi um dos destaques do evento. Neste ano a Exposição do Cavalo Crioulo fez parte do calendário oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), atraindo um grande público de amantes do animal e interessados em negócios na área. Na sexta-feira aconteceu uma palestra técnica sobre Gado Leiteiro. No sábado teve rodada de negócios de todos os animais expostos e demonstração da Prova do Freio de Ouro. O ápice do evento foi no domingo, quando aconteceu a concentração do Cavalo Crioulo e o julgamento oficial da raça crioula com a escolha da grande campeã fêmea e do grande campeão macho da Raça Crioula. Todos os resultados podem ser conferidos no site da ABCCC: http://www.racacrioula.com.br/site/content/home/index.php 

Shows e espaços de lazer

A feira também brindou os visitantes com espaços de lazer, apresentações teatrais, artísticas além de shows. Teve shows nacionais com Adson e Alana e Diego e Gabriel e ainda shows com bandas e duplas locais e regionais como: Gorila Branco, João Paulo e Rafael, Ruan Carlos, Luiz Carlos Borges, Wopen mais convidado especial Marcelo Gross, Ivan César e Sadi, Lenon Moraes, Los Bandoleros, Stones Brothers, Valdir e Augusto, Voodoo Vox, Duo Lemon, Pedro e Daiane, Lucian dos Santos, Baraio Véio, Felipe e Mateus, Cerne, Swing Maroto e Passarela.

Ainda teve visitação ao Centro Cultural da Fiergs, atividades de animação com Roger Castro e equipe e apresentações dos projetos municipais, Coral Arte em Si, Invernadas Artísticas do CTG Manoel Teixeira, Grupo de Danças da UPF, Dança Hit, Dança Forma, Dança Rastros do Tempo e Orquestra de Teutônia. Para a garotada teve parque inflável e cinema 6D, além de outras atrações.

Saúde e prestação de serviços

Durante o evento vários serviços na área da saúde foram prestados. O Hospital de Olhos realizou testes de acuidade visual e verificação da pressão ocular; o Hemocentro realizou 55 coletas de sangue para o cadastro de Doadores de Medula, teve atendimento de primeiros socorros com verificação da pressão arterial, verificação do pulso, verificação da temperatura corpórea e curativos. Foi realizada a campanha de prevenção à dengue e orientação de  animais peçonhentos para  262 pessoas, atendimento com fonoaudióloga a qual fez triagem e também teste de orelhinha para oito crianças e teve apoio da Ambulância da SAMU para emergências e da Secretaria Municipal da Saúde.

Agricultura Familiar

Na parte da Agricultura Familiar os expositores realizaram  R$ 11 mil em comercializações, um aumento de 40%  em relação a edição anterior. 

 

Gostou? Compartilhe