As agências do FGTAS/SINE de Passo Fundo e Carazinho, na região da Produção passa a contar, a partir desta segunda-feira, com kit de leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica, que agilizam o encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), tornando mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.
Atualmente, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas Agências FGTAS/SINE, que os envia para confecção e conferência de dados à SRTE. O MTE está em processo de homologação da nova versão do Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação de dados com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o PIS/PASEP.
Em todo o estado já passam de 20 agencias com o novo sistema, a previsão é de que a nova versão seja implantada em janeiro de 2015. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados da CTPS e do CPF validados no ato do atendimento e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. O documento gratuito habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social.
A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS. A descentralização e a informatização das ações foram viabilizadas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).