São João da Urtiga recebe romeiros

Primeira edição do evento religioso ocorre na próxima semana com expectativa de grande público

Por
· 1 min de leitura
Romeiros deverão lotar santuário construído na década de 50Romeiros deverão lotar santuário construído na década de 50
Romeiros deverão lotar santuário construído na década de 50
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de São João da Urtiga se prepara para receber milhares de romeiros nos dias da realização da primeira Romaria do Batismo. O evento que coloca o pequeno município da região Nordeste na rota estadual do turismo religioso ocorre nos dias 8,9,10,11 de janeiro e será marcado pela reinauguração da igreja histórica São João Batista, templo restaurado com recursos da União e do município e que será transformado em santuário.

Nos dias que antecedem a abertura da programação já é grande o movimento de religiosos em torno do santuário localizado no distrito de São João Baixo, antiga sede do município. Turistas de várias partes do Brasil visitam o santuário construído há mais de 60 anos. Na parte externa foi construída uma réplica – única no mundo - do local onde Jesus Cristo foi batizado na águas do Rio Jordão.

Programação religiosa
De acordo com o prefeito Paparico Bacchi e o padre João Carlos Zanella, uma intensa programação será desenvolvida nos quatro dias da Romaria. A parte religiosa inicia com missa na quinta-feira (8), às 20 horas, celebrada pelo bispo emérito de Vacaria, Dom Orlando Dotti. Na sexta-feira (9), o pároco do município, padre João Carlos Zanella, celebra a missa que deverá reunir paroquianos de todas as comunidades do município. No sábado (10), às 20 horas, haverá missa com o bispo de Vacaria, Dom Irineu Gassen, seguida de procissão luminosa e benção da saúde.

Dia da Romaria
A missa de domingo (11), às 10 horas, também será celebrada pelo bispo diocesano. Durante todo o dia haverá batismo e renovação das promessas batismais. A benção solene será às 15 horas com a presença de Dom Irineu Gassen e padres de toda a região Nordeste do Estado.

Batismo
Para celebração dos atos de batismo e renovação de promessas batismais,  haverão tendas especiais em frente ao santuário. As águas que passam pelo local e, que serão utilizadas pelos padres para o ritual religioso, brotam de uma fonte existente no altar interno da igreja. Durante a preparação da romaria, águas abençoadas pelo Papa Francisco foram misturadas à fonte natural.

 Programação oficial
A Romaria do Batismo também será marcada por atos oficiais promovidos pelo governo municipal. Na quinta-feira (8), após a primeira missa, ocorre a outorga do título Cidadão Urtigiuense para pessoas que nasceram no município. Na sexta-feira (9), também após a missa, haverá o cerimonial em homenagem aos padrinhos da Romaria do Batismo, indicados por comunidades do interior, entidades sociais e empresariais, poderes Legislativo e Executivo.

Gostou? Compartilhe