Enquanto muitos municípios veem sua população do interior diminuir, Tapejara se destaca por conseguir manter o produtor rural em suas comunidades. Talvez parte desta conquista se deva aos esforços da administração municipal para que isso aconteça.
Três programas principais, desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), colaboram para a atividade agropecuária no município. O Programa Adequação Ecológica de Lavouras, que possibilita a ampliação da área produtiva com auxílio da prefeitura, distribuiu um total de R$ 113.200,00 em 2014. Já o Programa Semear, que auxilia a contratação de equipamentos para plantio de lavouras, entregou quase R$ 50 mil, no ano que passou, enquanto o Programa Mais Leite beneficiou 180 produtores com 1421 sacas de adubos, no mesmo período. Ao todo, 615 inscritos participaram destas iniciativas.
A diversificação das propriedades também foi apoiada pela SMAMA em 2014, através da distribuição de 8.350 mudas de eucaliptos e erva mate. Além destas, outras 4 mil mudas de arvores nativas foram entregues para os agricultores em parceria com a Coprel.
Diversas outras iniciativas da secretaria também buscaram favorecer o produtor rural de Tapejara, seja de forma individual ou coletiva. No ano que passou, foram instaladas 9 caixas d’água para abastecimento comunitário de pulverizadores, perfurados 4 poços artesianos, efetuada a limpeza e construção de mais de 40 silos de silagem e registrados mais de 200 empréstimos de máquinas da secretaria para agricultores realizarem trabalhos na lavoura. Além disso, foram aplicadas 1600 horas de serviço de retroescavadeiras nas propriedades rurais do município.