Projetos pioneiros se destacaram no meio rural de Tapejara em 2014

Programas voltados à agropecuária abrangeram 615 inscritos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Enquanto muitos municípios veem sua população do interior diminuir, Tapejara se destaca por conseguir manter o produtor rural em suas comunidades. Talvez parte desta conquista se deva aos esforços da administração municipal para que isso aconteça.

Três programas principais, desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), colaboram para a atividade agropecuária no município. O Programa Adequação Ecológica de Lavouras, que possibilita a ampliação da área produtiva com auxílio da prefeitura, distribuiu um total de R$ 113.200,00 em 2014. Já o Programa Semear, que auxilia a contratação de equipamentos para plantio de lavouras, entregou quase R$ 50 mil, no ano que passou, enquanto o Programa Mais Leite beneficiou 180 produtores com 1421 sacas de adubos, no mesmo período. Ao todo, 615 inscritos participaram destas iniciativas.

A diversificação das propriedades também foi apoiada pela SMAMA em 2014, através da distribuição de 8.350 mudas de eucaliptos e erva mate. Além destas, outras 4 mil mudas de arvores nativas foram entregues para os agricultores em parceria com a Coprel.

Diversas outras iniciativas da secretaria também buscaram favorecer o produtor rural de Tapejara, seja de forma individual ou coletiva. No ano que passou, foram instaladas 9 caixas d’água para abastecimento comunitário de pulverizadores, perfurados 4 poços artesianos, efetuada a limpeza e construção de mais de 40 silos de silagem e registrados mais de 200 empréstimos de máquinas da secretaria para agricultores realizarem trabalhos na lavoura. Além disso, foram aplicadas 1600 horas de serviço de retroescavadeiras nas propriedades rurais do município.

Gostou? Compartilhe