Como parte da programação da 7ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi foi realizado o tradicional Roteiro Turístico da Uva “Conhecendo nosso meio rural”. O roteiro aconteceu no último sábado (17) e contou com a participação de 60 turistas de Sarandi e região. O passeio ofereceu café colonial e visitas a propriedades rurais e agroindústrias de Sarandi.
O roteiro iniciou com uma viagem de ônibus, embalada por músicas italianas e tradicionais e com a distribuição de acessórios típicos aos turistas, permitindo a vivência do clima colonial. A primeira parada foi na propriedade dos agricultores, Salvador e Eunice Signor, que, com o auxilio do Clube de Mães da Barra do Signor, prepararam deliciosas comidas típicas italianas para o café da manhã. Na oportunidade, a família relatou sobre a rotina no meio rural e as atividades realizadas na propriedade. Na mesma localidade, os turistas puderam conhecer a Capela São João e a história que envolve a fé dos moradores da comunidade.
Continuando o passeio pela comunidade, os turistas visitaram a pinguela da Barra do Signor, que liga o município de Sarandi e Rondinha. O morador da comunidade, Osvaldo Signor, contou a história do local, desde a época da sua construção até o trabalho que é realizado hoje para manutenção e conservação dessa memória. Na visita foi possível observar o encontro dos rios Baios e Bonito. O próximo local visitado foi o jardim da propriedade da família Signor, para mostrar que as melhorias de arredores tornam o ambiente mais agradável, permitindo mais qualidade de vida no meio rural.
Em seguida, houve degustação de uvas no parreiral da família Potrich. Na propriedade os turistas puderam conhecer a história e conversar com os integrantes de três gerações da família, que há mais de 50 anos cultiva a uva na propriedade.
A próxima parada aconteceu na Cantina Gelain, situada às margens da BR 386. Os visitantes conheceram a estrutura da vinícola e o processo de fabricação dos vinhos e experimentaram os produtos elaborados na cantina.
Na agroindústria de sucos Vitis, localizada na propriedade da família De Marco, no distrito do Barreirinho, os turistas degustaram o produto da agroindústria e conheceram o processo de fabricação do suco de uva. O roteiro finalizou com um almoço de comidas típicas.
O turismo rural conquistou seu espaço em Sarandi e está se consolidando a cada ano. O Roteiro da Uva é uma opção de lazer e de valorização da cultura dos colonizadores italianos e alemães e se tornou uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento das comunidades envolvidas, além de representar uma fonte de renda para as famílias rurais.
O roteiro é uma organização da Emater/RS-Ascar, Departamento de Cultura e Turismo de Sarandi e Conselho Municipal do Turismo. Para as extensionistas da área social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Paula Staggemeier Mattje e Ivânia Angela Romiu Mauat, o roteiro já está consolidado no município. “É notória a satisfação dos agricultores ao abrirem suas propriedades para visitação dos turistas e, da mesma forma, os turistas desejam que mais atividades como esta seja realizadas durante o ano”.
Roteiro turístico de Sarandi atrai visitantes
· 2 min de leitura