A solenidade de abertura oficial da Expodireto Cotrijal 2015 acaba de iniciar em Não-Me-Toque, RS. Entre as autoridades políticas presentes na abertura da feira, que é uma das maiores do agronegócio no Brasil, estão a ministra de Agricultura Kátia Abreu e o governador do Estado José Ivo Sartori. Com o tema “Negócios que inspiram o amanhã”, a 16ª edição da Expodireto Cotrijal vai reunir, em seus 84 hectares, cerca de 515 expositores e deve atrair mais de 230 mil visitantes, do Brasil e do exterior. O evento segue até a sexta-feira (13).
Durante sua fala, o presidente da Cotrijal Nei César Mânica destacou o otimismo em relação a safra de verão deste ano e as perspectivas de bons negócios. Ele lembrou ainda que a feira é baseada em três pilares: tecnologia, oportunidades e inovações. Pontuou ainda o momento econômico vivido pelo Brasil, o qual classificou de complexo e de transição. Ele reforçou ainda a necessidade de mudanças no país que tem no agronegócio as bases do seu desenvolvimento.
A ministra da Agricultura Kátia Abreu destacou em seu pronunciamento a alegria de representar um setor tão próspero e que dá tantas alegrias ao Brasil, conforme definiu. Ela enfatizou ainda o esforço da presidente Dilma em atender aos anseios do setor. “Depois de 15 anos a aprovação do Código Florestal Brasileiro, estamos na grande luta para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Gostaria de garantir para os produtores gaúchos que permanecem com baixa adesão ao CAR para que não tenham medo de superar as dificuldades. O RS sempre foi campeão em desbravar fronteiras e adotar novas práticas que possa adotar o CAR”, enfatizou. Conforme a ministra, o Brasil construiu uma das agropecuárias mais sustentáveis do planeta. “Apesar de fazer uma das maiores agriculturas, preservamos 61% dos nossos biomas”, disse.
A ministra Kátia destacou ainda os investimentos em portos que estão em andamento no Brasil, são 25 portos em construção e 23 em licenciamento final para início das construções. destacou os investimentos que serão feitos na cadeia leiteira com o objetivo de ampliar a exportação do leite em pó.
Grandes debates
Tradicionalmente a feira se destaca como palco de grandes debates em defesa do produtor. Através de fóruns e seminários, trata dos direcionamentos políticos e demandas do setor agropecuário, reconhecendo e dando visibilidade às reivindicações e necessidades do agricultor. Em 2015, dentre outros eventos importantes, vai sediar o 7º Fórum Nacional do Milho, o 26º Fórum Nacional da Soja e o 11º Fórum Estadual do Leite.
Em nível internacional, a expectativa é atrair representantes dos cinco continentes, incluindo importadores, traders, embaixadas, consulados, câmaras de comércio, jornalistas e formadores de opinião. No “International Meeting Point”, ponto de encontro dos visitantes internacionais, reúnem-se empresários de todo o mundo, que realizam negócios envolvendo máquinas, equipamentos, implementos, agropartes, grãos (arroz, soja, milho, trigo), carnes (gado, frango, suínos) e lácteos.
*Atualizada às 11h05