A quarta hortaliça mais consumida no Brasil está presente na Cozinha Didática da Emater/RS-Ascar na Expodireto 2015, evento que teve início nesta segunda-feira (09/03) e segue até a próxima sexta-feira (13/03). A batata-doce foi o alimento escolhido neste ano para ser apresentado aos visitantes, por meio de diversas receitas que são ensinadas nas oficinas realizadas, diariamente, durante a feira.
“A batata-doce é encontrada facilmente nas propriedades rurais, tem fácil cultivo e boa adaptação, alta tolerância à seca e baixo custo de produção. Além disso, é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, a absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos”, explica a coordenadora da Cozinha Didática e assistente técnica regional de Ijuí, Isabel de Souza, ressaltando a relevância do alimento escolhido. Isabel também acrescenta, entre outras vantagens, que a batata-doce é fonte de vitaminas e sais minerais, possui alto teor de fibras solúveis, que auxiliam no controle do colesterol.
Na primeira oficina da Expodireto 2015, os extensionistas Rosane Treviso e Paulo Guilherme Zambra, dos escritórios municipais da Emater de Passo Fundo e Panambi, respectivamente, ensinaram a fazer o biscoito de batata-doce, biscoito esse aprovado pela agricultora Ivonete Roveda, do município de Colorado. “Muito bom! Eu venho na Expodireto todos os anos e sempre venho ver essas oficinas”, disse ela, que também aprovou o tema. “Batata-doce é muito bom e é fácil de ter em casa, todo mundo tem”, finalizou, degustando o biscoito servido após a oficina.
Durante os cinco dias da feira serão feitas treze oficinas, sendo três por dia, às 9h30, às 11h e às 14h30, exceto na quarta-feira, quando ocorre apenas às 14h30. Na segunda-feira a receita ensinada pelos extensionistas foi de biscoito de batata-doce, na terça será suco de batata-doce, na quarta doce de batata-doce, quinta-feira a receita é pudim de batata-doce e na sexta será bolo salgado de batata-doce. O alimento tema também está sendo demonstrado na parcela de Horticultura e Fruticultura da Emater com as variedades Amélia, Rubissol e Cuia, desenvolvidas pela Embrapa. Os visitantes da Cozinha Didática recebem um livreto, contendo informações sobre o histórico, o cultivo e a origem da batata-doce, suas propriedades nutritivas, como consumir, conservar e higienizar, além de receitas doces, salgadas e de sucos usando a hortaliça.