A vitrine do agronegócio iniciou sua 16ª edição na manhã desta segunda-feira, dia 09 de março. Os olhos da cadeia produtiva do Estado e do Brasil se voltam para Não-Me-Toque, para uma semana de inovação tecnológica, novidades de mercado, discussões técnicas, debates políticos e troca de informações entre os órgãos de pesquisa e os produtores agrícolas. A Expodireto Cotrijal se consolidou como uma das maiores feiras do setor e a Universidade de Passo Fundo (UPF), desde a primeira edição, está presente no evento, levando pesquisa, serviços e inovação. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza prestigiou a abertura oficial da Expodireto, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori, da ministra da Agricultura Kátia Abreu, do presidente da Cotrijal Nei César Manica, deputados federais e estaduais, senador e representantes de entidades de classe.
Para o reitor, a UPF desde o início marcou presença na feira, oferecendo e mostrando o que a Instituição tem de melhor em termos de tecnologia, inovação, novidades na área da agricultura e atividades desenvolvidas nas diferentes áreas que envolvem o setor. “A Expodireto é, certamente, a maior feira nesse segmento no sul do Brasil. É fundamental para mostrar a tecnologia, inovação, bem como para a realização de negócios, esse é o diferencial desse espaço de Não-Me-Toque que é orgulho para todos nós que participamos”, avalia ele, enfatizando que na Expodireto é apresentado aquilo que a Universidade tem de melhor, justificando o propósito da Instituição em trabalhar para o desenvolvimento da região.
Serviços na Expodireto
Em termos de serviços, a UPF apresenta o Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro), com as áreas de piscicultura, ovinocultura e apicultura. O Hospital Veterinário traz os serviços oferecidos em sua clínica e o programa Adote um Focinho, projeto da Instituição que promove a doação de animais abandonados. O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) apresenta informações sobre os serviços prestados pelos 11 laboratórios da unidade, dentre eles o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle), o laboratório de Físico-Químico e o laboratório de Nutrição Animal.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Alto Jacuí (Coaju) também está presente no estande da UPF. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) apresenta a exposição “Biodiversidade: preservação do ser humano” e o serpentário tem uma mostra de animais. O Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e outros materiais (Labsolos) traz informações sobre coleta de solo e o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) tem amostras de sementes de diferentes espécies.