O segundo dia da 16ª Expodireto Cotrijal terminou com um público de 50.400 mil pessoas, número bem próximo à edição do ano passado. Neste ano, a Expodireto Cotrijal apresenta 5% a mais de expositores, sendo o setor de máquinas e implementos agrícolas o que possui maior número de representantes, ocupando 32% dos estandes disponíveis. O dia iniciou com o 26º Fórum Nacional da Soja, onde produtores puderam discutir questões técnicas e econômicas com analistas de mercado e pesquisadores. Também na tarde de terça-feira, no Auditório Central ocorreu o Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro, que contou com a participação de três ex-ministros da agricultura. No Auditório da Produção foi realizado o 6º Seminário da Agroindústria Familiar, além de uma palestra voltada aos produtores de leite ministrada por engenheiros agrônomos.
Em entrevista coletiva ao final da tarde o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, declarou que a quantidade de pessoas visitando o Parque é uma demonstração de interesse pela feira. “Fizemos contato com as instituições financeiras, com as empresas, procurando ter uma ideia de como estão os negócios e os encaminhamentos. Este foi mais um dia muito bom, com um público muito expressivo, ao final certamente teremos mais uma edição com público significativo”, afirmou.
Ainda segundo Schroeder, a própria formatação da feira, oferecendo diversas modalidades de negócios e outros atrativos, é uma das razões do sucesso. “Cada órgão que vem aqui tem algo a mostrar, para contribuir. Apesar de a feira durar cinco dias, os reflexos dela são sentidos também ao longo do ano. Estamos impressionados com a qualidade dos expositores, trazendo o que há de mais moderno tanto para a pequena quanto para a grande propriedade. A Expodireto mais uma vez está trazendo um clima de otimismo. Não adianta apenas reclamarmos das coisas ruins, é preciso se esforçar para que essas coisas ruins deixem de existir e teremos dias melhores para comemorar”, disse.