Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura de Marau estabeleceram, nesta quinta-feira (02), parcerias que visam a melhoria da prestação dos serviços da Brigada Militar e da Polícia Civil no município. O encontro, que contou com a participação dos deputados estaduais Vilmar Zanchin e Sérgio Turra, definiu os termos do repasse de recursos para o pagamento de auxílio-permanência a policiais e da inclusão do Corpo Voluntário de Militares Estaduais (CVMI) na operação do sistema de videomonitoramento da cidade.
Através do convênio, policiais civis e militares que atuam e Marau receberão uma cota mensal destinada ao auxílio na manutenção dos efetivos, com o intuito de incrementar a eficácia operacional e proporcionar maior segurança à comunidade. A parceria estabelece que o repasse dos recursos ficará a cargo do município. O secretário Wantuir Jacini saudou a mobilização da comunidade, destacando o caráter proativo da ação. "A participação dos municípios é essencial para a construção de uma proposta de Segurança Pública alinhada com as reais demandas da sociedade", afirmou.
A inclusão dos militares do CVMI no projeto "Olho Vivo Marau" é vista como uma alternativa qualificada para a execução do programa. Segundo o chefe de gabinete da SSP, tenente-coronel Marco Aguirre Gouvêa, os profissionais agregarão em muito ao trabalho, por se tratarem de “policiais capacitados e com a experiência necessária para as rotinas a serem implementadas”.
O “Olho Vivo Marau” consiste em sistema de videomonitoramento que possui, em sua primeira fase, 44 câmeras – seis delas capazes de realizar a leitura de placas de veículos, instaladas nos principais acessos da cidade. Os equipamentos foram colocados nos pontos considerados de maior vulnerabilidade, de acordo com mapeamento realizado pelos órgãos policiais. O prefeito Josué longo salientou o apoio a Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM) e do Poder Legislativo em todo o processo. “Trabalhamos unidos na busca por mais segurança”, disse.
Para Jacini, o pleno emprego dos recursos tecnológicos garante um salto de qualidade nos serviços. “Possibilita o direcionamento correto dos efetivos e, por consequência, um desempenho superior tanto do policiamento ostensivo quanto das atividades de investigação criminal”, acrescentou.
Também participaram da reunião a secretária do Meio Ambiente, Segurança e Trânsito de Marau, Flavia Bernardi, o vice-presidente da ACIM, Evandro Antunes e o comandante da Sociedade Civil Corpo De Bombeiros Voluntários De Marau, Paulo Roberto Mello.
SSP encaminha parcerias com a Prefeitura de Marau
· 1 min de leitura