Doação de sangue deve ser feita antes da vacina da gripe

A vacina torna o doador inapto à doação de sangue por 30 dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir do dia 27 de abril, inicia a Campanha de Vacinação contra a gripe. Com isso, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, destaca a importância dos doadores voluntários de sangue realizarem a doação antes de receberem a vacina da gripe. Isso porque, a vacina torna o doador inapto à doação de sangue por 30 dias, devido ao aumento de exames sorológico falso-positivos neste período.

A hemoterapeuta responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP, Cristiane Rodrigues de Araújo explica que a vacina torna inapto o doador, e que em razão de o Hospital São Vicente ser referência em procedimentos de alta complexidade, necessita de um banco de sangue preparado e extremamente criterioso para atender, com qualidade, a grande demanda de hemocomponentes. “Com o frio, as doenças respiratórias e agora com os 30 dias pós-vacina, há uma preocupação a respeito da diminuição dos estoques. Por isso, lembramos os doadores que já costumam fazer sua doação na instituição e também os que querem colaborar, para que venham até o Serviço de Hemoterapia antes de realizar a vacina”.

O Serviço de Hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Doação de Sangue é uma atitude pela vida, venha fazer parte desta corrente. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087.

Gostou? Compartilhe