Semcas descarta roupas e calçados sem condições de uso

Empresa foi contratada para incinerar 4,8 toneladas. Outras 2,8 mil peças serão doadas para entidades que reaproveitam o tecido

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), fará o descarte de roupas e calçados que não podem ser doados para a comunidade. A Sala de Roupas da Semcas possui mais de 30 mil peças. Cerca de 4,8 toneladas de roupas estão sem condições de uso e serão incineradas. Além disso, outras 2,8 mil peças, aproximadamente, serão encaminhadas para entidades que reaproveitam o tecido.

Peças danificadas ocupam boa parte do espaço da Sala de Roupas da Semcas, no antigo Quartel do Exército. “A Semcas recebe as doações e repassa para as pessoas, entidades e casas de acolhimento que necessitam. No entanto, há peças de roupas e calçados que não possuem condições de uso, porque estão rasgadas ou danificadas de alguma forma. Não temos como destinar peças que não podem ser usadas”, justificou o secretário da Semcas, Saul Spinelli.

Uma empresa foi contratada para realizar a incineração de 4,8 toneladas de roupas. O investimento é de aproximadamente R$ 1,7 mil. O trabalho deverá ser realizado nos próximos 10 dias. “A Prefeitura adotou o descarte, porque acumula-se um número significativo de roupas e calçados que acabam não sendo utilizados pelas suas condições precárias. É importante salientar para a população que só podemos doar aquilo que podemos usar. Descarte de roupas sem condições de uso não deve ser feita na Semcas”, destacou o secretário.

Reaproveitamento

Outras 2,8 mil peças sem condições de uso serão doadas para entidades que reaproveitam tecidos como a Associação de Mulheres em Busca da Vitória do bairro Bom Jesus, o Comitê da Cidadania, associações de moradores e o projeto Transformação. Estas roupas poderão ser transformadas em estopas, tapetes, almofadas, colchas, artesanatos diversos, entre outros produtos.

“Doe o que você usaria”

Para incentivar a doação de roupas em boas condições de uso, a Campanha do Agasalho 2015 tem como slogan “Doe o que você usaria”. "A comunidade deve doar roupas, calçados e cobertores em bom estado e que possam, de fato, serem utilizados por outras pessoas", enfatizou Spinelli. Na campanha do ano passado foram arrecadadas 212 mil peças. A estimativa neste ano é superar este número. As doações podem ser feitas na Semcas e nas demais secretarias municipais, nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros São José, Vera Cruz, Planaltina e Schisler, nas unidades de saúde e na Câmara de Vereadores. As peças serão distribuídas para cadastrados nos CRAS, pessoas que passam pelo Albergue Municipal, internados em hospitais e indígenas. Doações também serão autorizadas diretamente na Semcas.

Gostou? Compartilhe