Capacitações são ministradas para indígenas

A primeira capacitação realizada no início do mês de maio contemplou a temática das sementes crioulas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Emater/RS-Ascar está realizando inúmeras capacitações referentes ao Programa Brasil Sem Miséria para o público indígena. Em Constantina, são 44 beneficiários, das comunidades indígenas Capinzal, Marcoto e São Sebastião. Na sexta-feira (29), os beneficiários participaram de uma atividade de plantio de mudas na horta da escola da comunidade Capinzal. Estão sendo plantados legumes, verduras e temperos que irão abastecer a merenda da escola.
A primeira capacitação realizada no início do mês de maio contemplou a temática das sementes crioulas. Na ocasião, foi entregue aos coordenadores indígenas sementes crioulas de milho e feijão, como incentivo à produção de subsistência. Outras ações, como palestra sobre piscicultura e descarte do lixo, foram realizadas em parceria com as Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente de Constantina.
Na segunda capacitação o enfoque foi a horta doméstica. Os beneficiários foram informados sobre os principais cuidados e o manejo correto para a produção de alimentos na horta. Além disso, puderam acompanhar a implantação de uma composteira na horta da escola da comunidade do Capinzal. Nesse mesmo dia, as famílias receberam receitas de repelentes naturais para o combate de invasores na horta.
A Emater/RS-Ascar realiza esse trabalho visando à inclusão social e produtiva das populações indígenas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, em especial no que se refere à capacidade de prover necessidades básicas que lhes garantam o direito à alimentação.
Este trabalho iniciou com a mobilização e seleção das famílias, diagnóstico da situação das comunidades indígenas, posteriormente foi realizado o diagnóstico da unidade de produção familiar e a elaboração do projeto de estruturação da produção familiar. Essas ações contemplam também orientação para qualificação da produção e acesso às políticas públicas, acompanhamento e orientação técnica e avaliações durante todo o processo.

Gostou? Compartilhe