Vantagens e informações sobre construção e manejo dos silos de alvenaria para propriedades rurais foi o foco do Dia de Campo, realizado na Linha 17 Alta, município de Casca. O evento contou com palestras técnicas e visita a uma propriedade. O agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Ricardo Martins, falou sobre os aspectos construtivos e manejo de silos de alvenaria na propriedade rural. Entre as principais vantagens dos silos secadores, destacadas pelo agrônomo, estão a qualidade dos grãos, a redução de taxas de secagem e armazenagem, a extinção da necessidade de frete, a fácil construção e o baixo custo.
Conforme o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Casca, Maurício Dall Acqua, no município cerca de 60 propriedades já contam com silo secador. Conforme Martins, no Estado, a tecnologia vem avançando. “No município de Venâncio Aires, por exemplo, já temos construídos 350 silos secadores e a procura é cada vez maior, fruto do resultado. Além de todas as vantagens que o silo secador tem, ele é liberador de mão de obra, porque nos secadores que utilizam lenha, o produto tem que acompanhar a secagem, neste modelo não”, explicou Martins.
Na propriedade da família do produtor Luis Carlos Damo, o primeiro silo secador foi construído em 2002. Hoje são cinco silos secadores, com capacidade para 40 mil sacos de grãos, no total. O que ele destaca é a autonomia que o silo secador na propriedade dá aos produtores, com a disponibilidade do grão para a venda. Além disso Damo diz que melhorou a nutrição dos animais e reduziu o aborto nos animais.
Na parte da tarde o agrônomo Hilário Thevenet Filho, da GPd Vetquímica, palestrou sobre o controle de pragas de grãos armazenados e controle de roedores. Ele salientou a importância de manter a limpeza dos silos, os tratamentos preventivos e os tratamentos curativos.
Estiveram presentes o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, e o adjunto, Cláudio Dóro e o prefeito de Casca, Alan Martins das Chagas. O dia de campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar e GPd Vetquímica, com apoio das prefeituras de Casca e de São Domingos dos Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Mig-Plus.
Agricultores participam de dia de campo
· 1 min de leitura