A celebração natalina de Nicolau Vergueiro também foi marcada pelo Natal contra a Dengue. Na Tarde de Natal, realizada no sábado (19), a Prefeitura Municipal distribuiu gratuitamente sementes da planta crotalária. A leguminosa pode ser plantada nos quintais das residências dos moradores e gera plantas que florescem e atraem a libélula, predador natural do mosquito aedes aegypty. Cada morador levou para casa uma quantidade de sementes para ser semeada nos pátios das casas, jardins, vasos, praças e terrenos próximos.
A ideia foi trazida pelo prefeito nicolauense, Danilmar da Costa, em viagem ao estado de Goiás. Além de se alimentar do mosquito quando adulta, a libélula também deposita seus ovos em água parada e limpa, ovos que se transformam em larvas que também se alimentam das larvas do mosquito aedes aegypti.
O município de Nicolau Vergueiro é, até o momento, um dos poucos da região que ainda não está positivado para a dengue, o que reforça a importância da mobilização da comunidade em torno das ações de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do recente zika vírus. “Precisamos nos precaver e evitar que o mosquito chegue em Nicolau Vergueiro. Para isso, precisamos trabalhar unidos e reforçar a vigilância e os cuidados em não deixar água parada”, orientou o prefeito Danilmar.