A Prefeitura de Marau firmou convênios com duas casas de apoio em Passo Fundo para acomodar familiares e pacientes em condição de internação hospitalar, que enfrentam tratamentos médicos ou aguardam a realização de exames. A ação, chamada de Pousada Solidária, faz parte do Programa Avança Marau – lançado no final do ano passado, com iniciativas para qualificar serviços de saúde, educação, cultura e capacitação no município.
Uma das hospedagens fica na Rua Uruguai, 2302, próximo ao Hospital IOT; a outra, na Rua Paissandú, 615, na esquina do Hospital da Cidade. Cada local disponibiliza quartos coletivos, masculinos e femininos, banheiros, lavanderia e cozinha equipada com utensílios, geladeira e micro-ondas. “O serviço é gratuito e os locais são limpos e organizados”, informa a secretária de Saúde do município, Sandra Brollo. Segundo ela, a novidade amplia o conceito de humanização no atendimento de saúde. “Estar longe de casa em momentos assim é muito difícil. A nossa preocupação com o bem-estar dos pacientes fez com que ampliássemos a assistência necessária, oferecendo melhores condições de recuperação”, explica.
Cada paciente pode levar um acompanhante. Para realizar a reserva, é necessário contato prévio dos interessados com a Secretaria de Saúde de Marau. Além de leitos para pernoites, os espaços estão disponíveis aos pacientes que vão e voltam no mesmo dia, para o preparo de refeições ou mesmo para repouso. Em breve, também serão realizadas parcerias com pousadas de Porto Alegre.
O prefeito Josué Longo ressalta o compromisso da Administração com iniciativas que melhorem as condições de vida da população. “Ao modernizar toda a estrutura de atendimento da cidade, agilizamos os processos. Com o agendamento de consultas, acabamos com as filas na madrugada. Também contratamos mais médicos e descentralizamos a farmácia. Logo mais, vamos distribuir remédios em casa para doentes crônicos”, afirma. E conclui: “As pessoas são o foco dos nossos investimentos. A Pousada Solidária é uma conquista dos marauenses”.