Esta é uma temporada onde se acentua a silagem, processo de armazenamento de alimentos para os animais, principalmente para gado leiteiro, visando garantir o trato para períodos futuros. A Secretaria da Agricultura de Tapejara, está auxiliando os produtores rurais neste processo, tanto na construção dos depósitos, como no transporte de terra para cobertura. Recentemente, a mesma secretaria também repassou para associações das comunidades, ensiladeiras que são utilizadas no processo.
Além destes equipamentos que ficam no interior do município, a Secretaria de Agricultura, disponibiliza outras máquinas, através de empréstimo, para que os agricultores possam realizar outros serviços. Até mesmo o plantio de terrenos urbanos é incentivado pela secretaria, através da cedência de equipamentos.
Mas não é somente a produção de leite e grãos que recebe incentivo da Prefeitura Municipal. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também possui um programa que auxilia os interessados em produzir hortifrutigranjeiros, através de repasse de recursos para construção, manutenção ou ampliação de estufas, favorecendo a diversificação de culturas e possibilitando que os agricultores ampliem sua renda.
Para o secretário Volmir Oreste Daneli, mesmo com forte vocação industrial, o município depende muito do setor primário, já que boa parte dos itens industrializados em Tapejara, tem origem na área rural. “Queremos que a agricultura do nosso município siga forte, e é para isso que estamos incentivando cada vez mais o setor, a fim de que nossas famílias possam permanecer no interior através da ampliação de sua renda”, concluiu Volmir.