Remoção dos pneus começa nesta quarta-feira

Empresa contratada para a limpeza afirma que há o equivalente a 140 mil pneus de veículos de passeio no local

Por
· 1 min de leitura
Área foi visitada na tarde de terça-feira (16)Área foi visitada na tarde de terça-feira (16)
Área foi visitada na tarde de terça-feira (16)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os pneus encontrados em um depósito clandestino em Ernestina terão como destino empresas que fabricam cimento. A determinação judicial para a limpeza da área saiu na manhã de terça-feira (16) e deve começar nesta quarta-feira (17). A responsável pelo carregamento e destinação do material será a Reciclanip, de São Paulo. A empresa é uma organização sem fins lucrativos criada pelos principais fabricantes de pneus novos, com o objetivo de dar um fim ambientalmente correto aos pneus usados. A Reciclanip arcará com o custo da remoção.
A empresa contará com a ajuda de uma força-tarefa para a limpeza do terreno de dois hectares. “Neste momento, dada à gravidade da situação, esta é a nossa prioridade de trabalho. Precisamos da ajuda do governo do Estado e da Defesa Civil na busca de soluções para o problema”, afirmou o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm. “Provavelmente precisaremos do apoio de parceiros, pois não temos servidores nem maquinários suficientes para a remoção em poucos dias de mais de 30 mil pneus”.
A expectativa é que, inicialmente, 30 pessoas, entre funcionários municipais de Ernestina e municípios vizinhos e da Defesa Civil, ajudem no trabalho de remoção. Já na tarde de terça-feira (16), a Prefeitura fez uma desinsetização na área. A Reciclanip já enviou quatro caminhões para o município. A Prefeitura já trabalha na melhoria da via de acesso a propriedade, com a intenção de facilitar o tráfego dos caminhões. Serão adquiridos cerca de 50 kits de segurança para a manipulação dos pneus, que precisam ser carregados manualmente nos caminhões pelos servidores municipais e voluntários. A previsão para conclusão da limpeza no local é de 15 dias úteis.
140 mil pneus
A empresa responsável pelo serviço acredita que o equivalente a 140 mil pneus de carro de passeio estejam depositados na área. O número representa 700 toneladas. De acordo com diretor-geral da Reciclanip, a quantidade estimada pelas autoridades gaúchas – 30 mil – não leva em conta a diferença de peso entre os tipos de pneus encontrados na área: um pneu de passeio pesa cerca de 5 kg, já o de caminhão pode ter peso até 20 vezes maior.
Para onde vai?
Os pneus terão dois destinos: uma parte fica no Rio Grande do Sul e outro segue para o Paraná. As cargas serão encaminhadas para duas trituradas, localizadas em Nova Santa Rita (RS) e Araucária (PR). Depois de triturados, os pneus serão reaproveitados em indústrias cimenteiras, uma gaúcha e outra paranaense. Lá, eles serão utilizados como combustível alternativo em fornos das cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo. Cerca de 70% dos pneus tem esse destino no país.

Gostou? Compartilhe