Em uma iniciativa inédita, o início do ano letivo de 2016 para os professores da rede municipal de ensino de Tapejara, aconteceu em evento que também reuniu educadores dos municípios de Água Santa, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro. O ato aconteceu no Centro Cultural de Tapejara, com abertura oficial na manhã de hoje(18/02), e seguirá até a tarde desta sexta-feira.
O intuito de motivar as equipes para a volta à sala de aula foi alcançado desde o início, já que quem ia chegando, era recepcionado com apresentação musical de Jaques Britto. Logo depois aconteceu a abertura oficial, quando o secretário de Educação, Desporto e Cultura de Tapejara, Altamir Galvão Waltrich, salientou a importância de reunir os municípios para troca de experiências. “Muitos professores que dão aula em outros municípios são tapejarenses e aprovaram a ideia, além disso, os custos são menores comparando com ações individuais em cada cidade”, comentou Altamir.
Seger Luiz Menegaz (PMDB), prefeito anfitrião, acolheu as demais autoridades e disse que se muitos desafios aguardam os professores em sala de aula, a vida dos prefeitos não será diferente, devido ao cenário político e econômico vivido pelo país. “Cada vez mais os municípios recebem mais atribuições com menor repasse de recursos”, protestou Menegaz.
Logo depois, foi servido café da manhã para os participantes, e o retorno para as atividades da manhã, teve o ator Roger Castro, interpretando a Dona Literata, que provocou gargalhadas dos professores ao tratar da educação de uma forma muito descontraída, sem esquecer da importância que o compromisso exige.
Participaram da abertura oficial, a prefeita de Santa Cecília do Sul, Jucene Peruzzo, os vice-prefeitos de Vila Lângaro, Anildo Costella, e de Água Santa, Ademir Favaretto, além dos secretários municipais da Educação destes municípios, o presidente do Legislativo tapejarense, Paulo César Lângaro (PDT) e a vereadora Elizabete Favaretto (PMDB).