Expodireto 2016 em clima de otimismo

Feira da inovação e das oportunidades inicia na segunda-feira

Por
· 2 min de leitura
Abertura está marcada para às 9hAbertura está marcada para às 9h
Abertura está marcada para às 9h
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O constante avanço tecnológico é a garantia de novidades na 17ª Expodireto Cotrijal, que inicia nesta segunda-feira (7), em Não-Me-Toque. A feira, realizada desde 2000 pela Cotrijal, terá a presença de mais de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, confirmaram presença na cerimônia de abertura, na segunda pela manhã. “Estamos otimistas, pois concluímos rapidamente a comercialização dos espaços na feira e há empresas esperando uma oportunidade para os próximos anos. Além disso, temos a expectativa de mais uma grande safra, o que favorece os negócios e a visitação”, avalia o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

Além dos visitantes brasileiros – em 2015 o público chegou a mais de 230 mil pessoas - a Expodireto Cotrijal projeta muitos estrangeiros para 2016. Mais de 70 países já confirmaram presença e assim como em anos anteriores, um espaço será preparado para recepcionar esses visitantes. O “International Point” terá novidades, com uma programação mais abrangente e com o objetivo de aproximar os visitantes estrangeiros dos agricultores locais.

A África deve mais uma vez ter grandes delegações na Expodireto Cotrijal. Argélia e Moçambique estarão entre os países estreantes. A Argélia inclusive já confirmou a presença de importadores e do seu embaixador. Nigéria e Angola, que tradicionalmente vêm para a feira, também confirmaram presença.

Negócios em 2015 - A participação de importadores e representantes comerciais estrangeiros na feira rendeu bons negócios em 2015. A movimentação internacional chegou a R$ 237.514 milhões. Debates - A feira também é reconhecida como palco de debates de importantes questões para o agricultor e pecuarista e neste ano mais uma vez vai sediar os fóruns e encontros que visam buscar soluções para os diversos setores do agronegócio. Um dos temas que será debatido é o seguro rural.

Novidades 

A Expodireto Cotrijal é reconhecia como uma feira que traz inovações, tecnologias, conhecimento e oportunidades de negócios para todos os tipos de propriedade. Neste ano, na Produção Vegetal são cerca de 50 lotes dos canteiros experimentais e inovações nas áreas de sementes, defensivos e fertilizantes e abrigam também os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro, está entre os destaques. Instituições de pesquisa como a Embrapa, Fundacep, Fundação Pró-Sementes, Coodetec, Fepagro e Universidades (Ulbra, UPF, UFSM, Unicruz) estarão expondo seus trabalhos.

Na Produção Animal, serão 64 expositores de nutrição e genética e exposição de equipamentos com alta inovação tecnológica, entre área interna e externa, além da tradicional exposição de animais. No Espaço da Família Rural, o Pavilhão da Agricultura Familiar terá 43 expositores a mais do que no ano passado e o Recanto Temático será reativado, mostrando o trabalho de 60 anos da Emater/RS-Ascar.No Espaço da Natureza Cotrijal, o foco será a reciclagem, com trabalhos mostrando que como reaproveitar materiais que normalmente vão para o lixo e também os artefatos produzidos com as embalagens vazias de agrotóxicos retornáveis. A feira terá também os tradicionais fóruns de debate e as novidades neste ano são o Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, marcado para a tarde de terça-feira (8 de março), e o Fórum da Cultura do Trigo, que acontece na tarde de quarta-feira (9 de março).

Gostou? Compartilhe