Assinado decreto na área da irrigação na abertura da Expodireto

Feira reúne mais de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Considerada referência na agricultura de precisão, a Expodireto Cotrijal inaugurou sua 17ª edição nesta segunda-feira (7), em Não-Me-Toque, no parque da cooperativa. A cerimônia, no auditório central, contou com a presença do governador José Ivo Sartori.

Na abertura da feira, Sartori destacou que a Expodireto é um patrimônio do Estado. "Temos aqui exemplos de empresas, entidades e organizações que muito perseveraram para desenvolverem uma trajetória próspera, vitoriosa e exitosa", disse.

O governador reafirmou a parceria do Estado com o setor e destacou ações do governo em 2015 como o Plano Safra Gaúcho, que contou com R$ 2,8 bilhões, o maior volume aportado até então, pelo sistema financeiro gaúcho - Banrisul, BRDE e Badesul; e o Programa de Conservação do Solo e da Água.

O governador  assinou  decreto da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que simplifica e estabelece fluxo único para o licenciamento ambiental, bem como diretrizes e procedimentos para a outorga do uso da água, e do alvará de construção de reservatórios artificiais para uso na irrigação agrícola. A medida vai organizar e romper com a burocracia, sem deixar de lado a sustentabilidade.

Para a secretária Ana Pellini, ao criar regras claras, estabelecer competências e indicar os procedimentos necessários, o Rio Grande do Sul se prepara para evitar tragédias, a exemplo do que ocorreu em Minas Gerais, com o rompimentos de barragens.

O novo regramento prevê também critérios de regularização dos empreendimentos já finalizados. Para os reservatórios de maior porte, determina a elaboração de plano de segurança de barragens e plano de ação de emergências, para evitar desastres. O decreto assegura critérios de proteção ao manancial hídrico que podem ser acompanhados pelos Comitês de Bacia.

O presidente da Cotrijal, cooperativa que atua em 14 municípios da região e organiza a feira, Nei César Mânica, destacou que a Expodireto está reunindo mais de 70 países, de cinco continentes e 26 embaixadores, demonstrando o clima de confiança na feira, reconhecida como espaço de tecnologia, oportunidade e inovação. "Aqui na Expodireto não existe crise. Aquelas pessoas que querem desenvolver o Brasil vão encontrar aqui parceria", completou.

O constante avanço tecnológico é a garantia de novidades na 17ª edição da feira, que ocorre desde 2000. A feira reúne mais de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades.

Espaço internacional

Além dos visitantes brasileiros – em 2015 o público chegou a mais de 230 mil pessoas – a Expodireto Cotrijal projeta muitos estrangeiros para 2016.  Entre os países estreantes estão a Argélia e Moçambique. A feira receberá ainda delegações como as do Azerbaijão, Emirados Árabes, Jordânia e Itália.

Estiveram presentes na abertura o vice-governador José Paulo Cairoli; a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; os secretários Ernani Polo, da Agricultura, Pecuária e Irrigação; Pedro Westphalen, dos Transportes; e Tarcisio Minetto, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; a presidente da Assembleia, deputada Silvana Covatti; deputados estaduais e federais; e lideranças do setor.

A Expodireto segue até o dia 11 de março.

Gostou? Compartilhe