Mais de 500 expositores participam da Expodireto

Feira abre oficialmente nesta manhã com a presença do governador

Por
· 2 min de leitura
Otimismo marca o evento deste anoOtimismo marca o evento deste ano
Otimismo marca o evento deste ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Expodireto Cotrijal 2016 se inicia hoje e se estende até a próxima sexta-feira (11) em Não-Me-Toque, RS. Apesar do momento de crise vivenciado pelo país, desde o lançamento do evento, que é um dos maiores do agronegócio brasileiro com alcance internacional, o clima é de otimismo com a possibilidade de realização de bons negócios, tendo em vista a boa safra que deve ser colhida no Estado. Como tradicionalmente ocorre, a feira será espaço de debate de importantes temas ligados ao agronegócio.

O evento reunirá nesta edição mais de 530 expositores e deve movimentar os setores de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades. No lançamento da feira o presidente Nei Cesar Mânica revelou os motivos do otimismo e reforçou que o uso de tecnologias somado à assistência tem contribuído para recordes nas lavouras atendidas pela cooperativa. “Na soja, em 15 anos, tivemos um crescimento de produtividade de 40% em relação ao Estado. No milho, os resultados são ainda melhores. O produtor da Cotrijal colhe 50% a mais do que os demais. Isso é uso de tecnologia. É fruto de um trabalho constante da assistência”, frisou.

Para a abertura são esperadas autoridades políticas estaduais e nacionais, além de lideranças regionais. Entre as presenças já confirmadas estão a da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa, do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, do deputado federal Carlos Marun (PMDB), e da senadora Ana Amélia Lemos (PP). O vice-presidente da república, Michel Temer, e o governador do Estado, José Ivo Sartori também foram convidados a participar da feira.

Eventos paralelos

Nesta edição, novamente, a feira sediará importantes eventos do agronegócio brasileiro que integram a programação paralela. Já no primeiro dia, às 14h, acontece o 8° Fórum Nacional do Milho, no Auditório Central. Na terça-feira, dia 08, a partir das 8h30 será realizado o 27° Fórum Nacional da Soja, também no Auditório Central. À tarde, a partir das 14h acontece o Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água.

A programação da quarta-feira (09) inclui o 12° Fórum Estadual do Leite, a partir das 9h. À tarde é a vez do Fórum da Cultura do Trigo, às 13h30. No dia 10, pela manhã, será realizado o 9° Fórum Florestal do Rio Grande do Sul e à tarde o Fórum Soja Brasil - Lei de Proteção de Cultivares, às 14h. Na sexta-feira, 11, a partir das 8h acontece o Fórum Internacional Jovem Cooperativista e às 14h a Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado. Todas estas atividades serão realizadas no Auditório Central.

Ano passado

Na edição passada, a feira atraiu mais de 230 mil visitantes e 530 expositores. Na ocasião foram fechados R$ 2.182 bilhões em negócios. Ainda, representantes de mais de 70 países participaram da feira.

Gostou? Compartilhe