Novo recorde na produção de soja

RS vai colher 28,8 milhões de toneladas no total de grãos na safra deste ano

Por
· 1 min de leitura
Dados foram revelados durante café da manhã promovido pela EmaterDados foram revelados durante café da manhã promovido pela Emater
Dados foram revelados durante café da manhã promovido pela Emater
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Rio Grande do Sul deve colher 28,8 milhões de toneladas de grãos em 2016, um pouco abaixo da produção de 2015 (28,9 milhões de toneladas), segundo dados divulgados nesta terça-feira (08/03), pela Emater/RS-Ascar. Safra de soja, beneficiada pelo aumento da produtividade e área, deve ser recorde, 16 milhões de toneladas. Recuo de 15,8% na safra de milho, estimada em 4,7 milhões de toneladas, preocupa governo.  
Os números divulgados nesta terça-feira, na Expodireto, em Não-Me-Toque, pelo presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, referem-se à produção de soja (16.070.860 t), milho (4.736.474 t), arroz (7.934.783 t) e primeira safra de feijão (65.082 t). Para a economia gaúcha, a produção de grãos representa faturamento bruto de R$ 28,9 bilhões. Desse total, a soja responde por R$ 19,3 bilhões.
Milho
Entre os produtos analisados, o milho foi o que apresentou maior variação em relação à safra anterior. A área a ser colhida é de 751.900 de hectares, com queda de 12% frente à colhida em 2015 (863.608 de hectares). “O milho perdeu área para a soja. O Rio Grande do Sul e a Emater trabalham para aumentar a produção de milho”, disse o presidente da Emater/RS-Ascar.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, confirma que o governo trabalha para criar um ambiente político de incentivo aos produtores. “Não temos uma receita, mas queremos ouvir as entidades”, disse Minetto.
O assunto tem prioridade na agenda do secretário da SDR, que já nesta quinta-feira (10/11), reúne-se, na Expodireto, com a diretoria da Emater/RS-Ascar e entidades ligadas ao produtores rurais. A reunião de trabalho acontecerá no auditório da OCERGS.

Lavoura de Resultados
Ainda durante a divulgação dos números de safra, nesta terça-feira, o presidente da Emater/RS anunciou dados preliminares, referentes à região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, sobre o projeto Lavoura de Resultado.
O projeto é desenvolvido desde outubro do ano passado em 52 lavouras de soja do Rio Grande do Sul. Em quatro dessas lavouras, localizadas na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Noroeste do Estado, os dados já foram sistematizados pelos extensionistas e, de acordo com Clair Tomé Kuhn, apontam para redução de 52% no uso de inseticidas pelos produtores e de 23,6% na aplicação de fungicidas. “Este é o futuro, sem veneno”, comemorou Kuhn. O Lavoura de Resultado é coordenado no Estado pelo engenheiro agrônomo Alencar Rugeri, em parceria com a Embrapa. A empresa Massey Ferguson é parceira do projeto.

Gostou? Compartilhe