O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da região Nordeste (Cerest Nordeste RS), que abrange Passo Fundo e outros 57 municípios, escolhe na próxima segunda-feira, 4 de abril, os novos integrantes do conselho gestor da entidade. O pleito acontece às 14h, no auditório da Vigilância em Saúde, localizado na rua Silva Jardim, 767, esquina com a rua Independência. O mandato é bienal (2016-2017).
O Cerest tem como objetivo dar apoio, formação e fiscalizar as situações no ambiente de trabalho e em relação a saúde do trabalhador. “Uma das principais atividades desenvolvidas é a questão da prevenção da saúde do trabalhador e também de registro e acompanhamento dos casos de adoecimentos e acidentes de trabalho que ocorrem na região”, explicou o integrante do conselho gestor do Cerest Nordeste, representando os usuários, Gilmar José Voloski.
O Centro de Referência tem um conselho gestor composto por dezesseis entidades dos seguintes segmentos: Usuários (representantes do movimento sindical), compõem o conselho 8 entidades titulares e 8 suplentes; Profissionais da Saúde (representantes dos conselhos e entidades da categoria), compõem o conselho 4 entidades titulares e 4 suplentes; Prestadores de serviços de saúde (representantes de hospitais, faculdades e universidades) compõem o conselho 2 instituição titulares e 2 suplentes, e Gestores Públicos (representantes dos governos municipais e estadual), compõem o conselho 2 instituição titulares e 2 suplentes.
As eleições ocorrem numa plenária onde participam esses quatro segmentos que compõe o conselho (usuários, profissionais, prestadores e gestores). Cada segmento indica seus representantes. Se tiver uma única chapa, a eleição é por aclamação.
A mesma plenária que elegeu dá posse aos novos conselheiros, os quais se reúnem e indicam os representantes da mesa diretora, que será composta por 6 membros: coordenador, vice-coordenador, secretaria geral, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário. Conforme legislação e o regimento interno a coordenação caberá a um representante dos usuários que compõem o conselho gestor.
Ao conselho gestor cabe constituir um espaço democrático destinado a alcançar três objetivos essenciais: promover a construção da cidadania e a educação política; viabilizar a identificação e captação permanente das demandas da sociedade; e exercer controle social sobre o governo. Ele é regido pela legislação vigente e o regimento interno, o qual prevê sua composição, eleição do conselho, da mesa diretora e de suas atribuições. Tem como objetivo garantir a democratização na gestão das políticas e ações do Centro, proporcionando o controle direto da sociedade sobre a gestão dos recursos públicos.
O Cerest Nordeste
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da região Nordeste possui uma equipe com seis integrantes (quatro da área da saúde e dois das áreas técnica e administrativa). De acordo com Voloski, os índices de adoecimento e acidentes de trabalho registrados na região são alarmantes, inclusive de óbitos. “Os municípios da nossa região estão com índices maiores que a Capital do Estado. As áreas que mais há ocorrências são a de metalmecânica, construção civil e na área da saúde. Temos uma tarefa muito grande para tentar reduzir estes números. Os registros são importantes para saber onde e qual segmento estão com índices altos para que o Cerest, juntamente com a Vigilância em Saúde do Trabalhador dos municípios, possam desenvolver atividades para evitar estes adoecimentos e acidentes”, ressalta o integrante do conselho gestor do Cerest Nordeste.