A 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (11ªCRS) de Erechim registrou duas mortes por suspeita de gripe. Amostras coletadas das vítimas foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para confirmar ou descartar os casos. A Prefeitura de Erechim optou por antecipar o início da vacinação contra a gripe no município. Já nesta terça-feira (12), a partir das 7h30 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Erechim, a vacinação estará disponível para pessoas que incluem os grupos de risco. Nesta remessa, serão aplicadas 10 mil doses da vacina, cerca de 40% do total.
A campanha estava marcada para se iniciar no dia 25, no entanto, como as doses já haviam chegado ao município, optou-se pela antecipação. “A situação merece todos os nossos esforços e atenção, por isso, antecipamos o período de vacinação”, explica o prefeito Paulo Polis. O secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr., reforça que tão importante quanto a vacina é a prevenção, que deve ser tratada como um compromisso das pessoas e um dever dos entes técnicos e da imprensa em promover ações, difundir informações e alertar as pessoas que é preciso se cuidar.
Prevenção
A Secretaria da Saúde de Erechim recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos.
Diante das formas de contaminação, fica claro que a prevenção está diretamente ligada à higiene. Em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar. Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa. Se segurar em lugares públicos como maçanetas, corrimãos, apoios de ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização.
A expectativa da Vigilância em Saúde de Erechim é de que as vacinas restantes devam chegar ao município até o dia 25 de abril.
Grupo de risco
Além de indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a apresentação de prescrição médica será obrigatória para o grupo com morbidades durante a campanha), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.